MatActiva
Dissemination of didactic innovation experiences in mathematics through the use of technologies
Divulgação de experiências de inovação didática em matemática com recurso às tecnologias
Nome do Projeto: MatActiva - Divulgação de Experiências de Inovação Didática em Matemática com Recurso às Tecnologias
Número do Projeto: FCT/8213/18/9/2014/S
Instituição Coordenadora: IPP – Instituto Politécnico do Porto [Portugal]
Tipo de Projeto: FCT - Inovação Didática
Parceiros: P1 – IPP – Instituto Politécnico do Porto [Portugal]
Propósito e Objetivos: No âmbito do desenvolvimento do projeto, implementar um processo de Learning Analytics de modo a medir, coligir e proceder à análise e geração de relatórios de dados sobre os alunos e os seus contextos de aprendizagem, de forma a melhor compreender e otimizar a aprendizagem e os ambientes em que ocorre, num processo cíclico de melhoria contínua e de adequação aos diferentes públicos. Pretende-se, mais especificamente, analisar os percursos de aprendizagem de alunos individuais e refletir sobre suas realizações e padrões de comportamento e evolução; analisar as áreas de maior dificuldade e definir estratégias de melhoria e de apoio e, finalmente, apoiar os docentes na definição de planos de intervenção e desenvolvimento do MatActiva e de novas ofertas curriculares.
Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos:
Name of the Project: MatActiva - Dissemination of didactic innovation experiences in mathematics through the use of technologies
Project Number: FCT/8213/18/9/2014/S
Project Coordinator: IPP – Instituto Politécnico do Porto [Portugal]
Type of Project: FCT - Inovação Didática
Partners: P1 – IPP – Instituto Politécnico do Porto [Portugal]
Aims and Objectives: Within the scope of the project development, implement a Learning Analytics process in order to measure, collect and proceed to analyse and report data about students and their learning contexts, in order to better understand and optimise learning and the environments in which it occurs, in a cyclical process of continuous improvement and suitability to different audiences. More specifically, it is intended to analyse the learning paths of individual students and reflect on their achievements and patterns of behaviour and evolution; to analyse the areas of greatest difficulty and define strategies for improvement and support and, finally, to support teachers in defining plans for intervention and development of MatActiva and new curricular offers.
Coordination of the project in ISCAP / Researchers involved:
Contracted Scholarship Holder - Anabela Abreu
Project's website: https://online.iscap.ipp.pt/matactiva

Paula Peres