Book Chapter
Capítulo
Reis, J. L. (2022). Logística em negócio eletrónico. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 111-161). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0018ch

Logística em Negócio Eletrónico
José Luís Reis IPAM, Portuguese Institute of Marketing, Porto, Portugal
Keywords:
Palavras-chave:
Logistics Management, relational components, management of electronic components, innovation and development of organizations
Gestão da logística, componentes relacionais, gestão das componentes eletrónicas, inovação e desenvolvimento das organizações
Source Title Tópicos de Marketing Digital
Date 2022
Abstract
As empresas vivem em mercados cada vez mais competitivos e sua sustentabilidade passa por otimizarem os seus processos de gestão nas diferentes áreas funcionais. A satisfação de todas as partes interessadas de uma organização tem de ser garantida numa perspetiva de criação de valor para as mesmas. Assim, as organizações têm de investir nas componentes relacionais, com parcerias estratégicas que lhes permitam gerir melhor todos os momentos de interação com os seus clientes, nos múltiplos pontos de contato, pois os estímulos que as organizações têm prendem-se essencialmente com os momentos em que os clientes fazem as suas encomendas, bem como com a forma como as encomendas são satisfeitas, quer pela empresa que a recebe, quer pelos parceiros de negócios envolvidos. Os aspetos relacionados com a gestão da logística, desde o momento em que é feita a encomenda, a sua preparação, expedição, transporte e entrega, fazem a diferença. Hoje os clientes têm múltiplas formas de fazerem e receberem as suas encomendas, sendo a gestão das componentes eletrónicas fundamentais na gestão dos negócios. Neste sentido, os investimentos em tecnologias e sistemas de informação tornam-se um elemento chave de inovação e desenvolvimento das organizações, nomeadamente nos aspetos associados à logística. Este capítulo está organizado em sete secções que pretendem enquadrar o leitor nas áreas de conhecimento associadas à logística e à gestão da cadeia de abastecimento no negócio eletrónico. O capítulo começa com a apresentação dos fundamentos associados à logística e ao SCM; na segunda secção apresentam-se as principais caraterísticas das relações da logística com as funções de marketing e de produção, passando-se em seguida para uma secção onde são apresentados os elementos constituintes da gestão do ciclo de vida e dos custos de uma encomenda; na quinta secção deste capítulo, são apresentados os sistemas de transportes; e na sexta secção as tecnologias e os sistemas de informação utilizados na logística. Finalmente apresenta-se uma conclusão com os principais elementos que constituem o corpo de conhecimento associados à logística para o negócio eletrónico.
Citation
Reis, J. L. (2022). Logística em negócio eletrónico. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 111-161). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0018ch
Título de Origem Tópicos de Marketing Digital
Data 2022
Resumo
As empresas vivem em mercados cada vez mais competitivos e sua sustentabilidade passa por otimizarem os seus processos de gestão nas diferentes áreas funcionais. A satisfação de todas as partes interessadas de uma organização tem de ser garantida numa perspetiva de criação de valor para as mesmas. Assim, as organizações têm de investir nas componentes relacionais, com parcerias estratégicas que lhes permitam gerir melhor todos os momentos de interação com os seus clientes, nos múltiplos pontos de contato, pois os estímulos que as organizações têm prendem-se essencialmente com os momentos em que os clientes fazem as suas encomendas, bem como com a forma como as encomendas são satisfeitas, quer pela empresa que a recebe, quer pelos parceiros de negócios envolvidos. Os aspetos relacionados com a gestão da logística, desde o momento em que é feita a encomenda, a sua preparação, expedição, transporte e entrega, fazem a diferença. Hoje os clientes têm múltiplas formas de fazerem e receberem as suas encomendas, sendo a gestão das componentes eletrónicas fundamentais na gestão dos negócios. Neste sentido, os investimentos em tecnologias e sistemas de informação tornam-se um elemento chave de inovação e desenvolvimento das organizações, nomeadamente nos aspetos associados à logística. Este capítulo está organizado em sete secções que pretendem enquadrar o leitor nas áreas de conhecimento associadas à logística e à gestão da cadeia de abastecimento no negócio eletrónico. O capítulo começa com a apresentação dos fundamentos associados à logística e ao SCM; na segunda secção apresentam-se as principais caraterísticas das relações da logística com as funções de marketing e de produção, passando-se em seguida para uma secção onde são apresentados os elementos constituintes da gestão do ciclo de vida e dos custos de uma encomenda; na quinta secção deste capítulo, são apresentados os sistemas de transportes; e na sexta secção as tecnologias e os sistemas de informação utilizados na logística. Finalmente apresenta-se uma conclusão com os principais elementos que constituem o corpo de conhecimento associados à logística para o negócio eletrónico.
Citação
Reis, J. L. (2022). Logística em negócio eletrónico. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 111-161). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0018ch
REFERENCES
AMA, A. M. (2021). AMA. Obtido em 02 de 04 de 2021, de Definitions of Marketing: https://www. ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/
Antunes, J., & Rita, P. (2008). O marketing relacional como novo paradigma – uma análise conceptual. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 36-46.
Azevedo, F., & Reis, J. L. (2019). Big Data Analysis in Supply Chain Management in Portuguese SMEs “Leader Excellence. Em Á. Rocha, H. Adeli, L. Reis, & S. Costanzo, Knowledge in Information Systems and Technologies (Vol. 931). Springer, Cham.
Ballou, R. (2004). Business Logistics/Supply Chain Management. Prentice Hall.
Bölzing, D. (2016). Responsiveness to Customers Requests. Obtido em 01 de 04 de 2021, de InINOVA: http://www.in-nova.de/responsiveness.htm
Bull, C. (2003). Strategic issues in Customer Relationship Management (CRM) implementation. Business Process Management Journal, 9(5), 592-602.
Carvalho, J. (2012). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
Carvalho, J. C., & Encantado, L. (2006). Logística e. Porto: SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.
Celic, L., & Magjarevic, R. (2020). Seamless connectivity architecture and methods for IoT and wearable devices. Journal for Control, Measurement, Electronics, Computing and Communications, 61(1), 21-34.
Chui, M., Manyika, J., & Miremadi, M. (2016). Where machines could replace humans—and where they can’t (yet). Obtido em 18 de 04 de 2021, de https://www.mckinsey.com/business-functions/ mckinsey-digital/our-insights/where-machines-could-replace-humans-and-where-they-cantyet
CISCO. (9 de 3 de 2020). Cisco Annual Internet Report (2018–2023) White Paper. Obtido em 4 de 4 de 2021, de https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/executive-perspectives/annualinternet-report/white-paper-c11-741490.html
Conventry University. (2021). The five elements of logistics. Obtido em 05 de 04 de 2021, de Future Learning: https://www.futurelearn.com/info/courses/principles-global-management-logisticsassets/0/steps/65243
CSCMP. (2016). CSCMP Supply Chain Management Definitions and Glossary. Obtido em 04 de 03 de 2021, de CSCMP : https://cscmp.org/CSCMP/Academia/SCM_Definitions_and_Glossary_of_ Terms/CSCMP/Educate/SCM_Definitions_and_Glossary_of_Terms.aspx
EM360. (20 de 10 de 2020). Top 10 ERP Software. Obtido em 11 de 04 de 2021, de Enterprise Management 360: https://em360tech.com/top-10/top-10-erp-software
Ferreira, B. (2018). Total Cost of Ownership: as variáveis e implicações de um processo de compra – Um estudo aplicado na empresa Sogrape Vinhos, S.A. . Dissertação de Mestrado em Economia e Administração de Empresas. Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
FIA. (2 de 3 de 2021). Marketing 5.0: O que é, objetivos, exemplos e como aplicar. Obtido em 4 de 4 de 2021, de FIA – Fundação Instituto de Administração: https://fia.com.br/blogue/marketing-5-0/
Gartner. (2019). 4 Key Insights From the Gartner Hype Cycle for CRM Sales Technology, 2019. Obtido em 10 de 04 de 2021, de Gartner: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/4-keyinsights-gartner-hype-cycle-crm-sales-technology-2019/
Gleissner, H., & Femerling, C. (2013). Logistics – Basics — Exercises — Case Studies. Berlin: Springer.
Global Commerce Initiative, Capgemini. (2008). 2016 Future Supply Chain. Obtido em 15 de 04 de 2021, de Capgemini: https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2017/07/tl_Future_ Supply_Chain_2016.pdf
Gorry, G., & Michael, M. (1989). A framework for management information systems. Sloan Management Review (61), 21-36. Obtido de https://web.archive.org/web/20030614170155/
http://mis.njit.edu/ullman/cis465/Articles/gorry.pdf
GS1 Portugal. (2021). Mais valor para o seu negócio. Obtido em 12 de 04 de 2021, de GS1 Portugal: https://gs1pt.org/os-nossos-servicos/
Gummesson, E. (1996). Relationship marketing and imaginary organizations: a synthesis. European Journal of Marketing, 10(2), 31-44.
Gummesson, E. (2002). Total Relationship Marketing (2ª ed.). Oxford: Butterworth_Heinemann.
Hall , R., & Partyka, J. (2008). On the Road to Mobility. Obtido em 08 de 04 de 2021, de Informs: https://www.informs.org/ORMS-Today/Archived-Issues/2008/orms-2-08/On-the-Road-toMobility
Handfield, R., Nichols, E., & Nichols, E. (1999). Introduction to Supply Chain Management. Prentice Hall.
Hippold, S. (30 de 09 de 2020). 5 Trends From the Gartner Hype Cycle for Supply Chain Strategy, 2020. Obtido em 15 de 04 de 2021, de Gartner: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/5- trends-from-the-gartner-hype-cycle-for-supply-chain-strategy-2020/
Jain, V., Wadhwa, S., & Deshmukh, S. (2009). Revisiting information systems to support a dynamic supply chain: issues and perspectives. Production Planning & Control, 1, 17-29.
Kabak, Ö., Ülengin, F., & Ekici, Ş. (2018). Connecting logistics performance to export: A scenariobased approach. Research in Transportation Economics, 70, 69-82.
Kotler, P. (2009). Marketing Para o Século XXI. Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados. Brasil: Ediouro.