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Remondes, J. (2022). Social Media Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 179-203). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0020ch

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Social Media Marketing

Jorge Remondes Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Keywords:

Palavras-chave:

Social media marketing, estratégia de comunicação de marketing, públicos, processo de planeamento estratégico

Source Title Tópicos de Marketing Digital

Date 2022


Abstract

As organizações têm hoje o desafio de integrar eficazmente os social media na sua estratégia de comunicação de marketing. O consumo de redes sociais e plataformas digitais cresce no mundo, na Europa e em Portugal, estando os consumidores, independentemente das diferenças geracionais existentes, mais conhecedores e experimentados na sua utilização. Por isso, a utilização adequada dos social media é estratégica para potenciar uma comunicação eficaz junto dos públicos-alvo das marcas. Os social media, principalmente as redes sociais, permitem ainda desenvolver transações, facto que tem implicações na configuração atual dos modelos de negócio. O desafio começa pelo planeamento estratégico de social media marketing, seguido do planeamento tático, que, fruto da acelerada evolução tecnológica, das mudanças no comportamento do consumidor e das reações da concorrência, deverá ser revisto e atualizado continuamente. A operacionalização das estratégias adotadas implica por isso uma monitorização adequada. Os social media são hoje meios através dos quais os públicos têm a expectativa de ser informados, comunicar e até mesmo comprar. Neste contexto, micro, pequenas, médias e grandes empresas e instituições, figuras públicas e profissionais, devem aproveitar as potencialidades que os recursos dos social media oferecem para fazerem marketing e comunicação melhor do que a concorrência. Este capítulo inicia com a apresentação de conceitos básicos de social media marketing, prosseguindo com uma análise do processo de planeamento estratégico e tático, com referência a estratégias de social media marketing alternativas. Segue-se uma abordagem a técnicas de marketing digital e campanhas para as principais redes sociais. Quase a terminar, identificam-se as principais métricas e ferramentas úteis para gestão de redes sociais. O capítulo termina com a apresentação das principais conclusões sobre social media marketing. Livros técnicos, artigos científicos, websites, conhecimentos e experiências serviram de base à estrutura e desenvolvimento deste capítulo.


Citation

Remondes, J. (2022). Social Media Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 179-203). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0020ch

Social Media Marketing
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Título de Origem Tópicos de Marketing Digital


Data 2022


Resumo

As organizações têm hoje o desafio de integrar eficazmente os social media na sua estratégia de comunicação de marketing. O consumo de redes sociais e plataformas digitais cresce no mundo, na Europa e em Portugal, estando os consumidores, independentemente das diferenças geracionais existentes, mais conhecedores e experimentados na sua utilização. Por isso, a utilização adequada dos social media é estratégica para potenciar uma comunicação eficaz junto dos públicos-alvo das marcas. Os social media, principalmente as redes sociais, permitem ainda desenvolver transações, facto que tem implicações na configuração atual dos modelos de negócio. O desafio começa pelo planeamento estratégico de social media marketing, seguido do planeamento tático, que, fruto da acelerada evolução tecnológica, das mudanças no comportamento do consumidor e das reações da concorrência, deverá ser revisto e atualizado continuamente. A operacionalização das estratégias adotadas implica por isso uma monitorização adequada. Os social media são hoje meios através dos quais os públicos têm a expectativa de ser informados, comunicar e até mesmo comprar. Neste contexto, micro, pequenas, médias e grandes empresas e instituições, figuras públicas e profissionais, devem aproveitar as potencialidades que os recursos dos social media oferecem para fazerem marketing e comunicação melhor do que a concorrência. Este capítulo inicia com a apresentação de conceitos básicos de social media marketing, prosseguindo com uma análise do processo de planeamento estratégico e tático, com referência a estratégias de social media marketing alternativas. Segue-se uma abordagem a técnicas de marketing digital e campanhas para as principais redes sociais. Quase a terminar, identificam-se as principais métricas e ferramentas úteis para gestão de redes sociais. O capítulo termina com a apresentação das principais conclusões sobre social media marketing. Livros técnicos, artigos científicos, websites, conhecimentos e experiências serviram de base à estrutura e desenvolvimento deste capítulo.


Citação

Remondes, J. (2022). Social Media Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 179-203). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0020ch

Social Media Marketing
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