top of page

Book Chapter

Capítulo

Melo, R. (2022). Mobile Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 225-248). Porto. CEOS Edições, https://.doi.org/10.56002/ceos.0022ch

Imagem da linha de investigação correspondente

Mobile Marketing

Ricardo Melo Fraunhofer AICOS

Keywords:

Palavras-chave:

Mobile marketing, mobile devices, mobile users

Mobile marketing, dispositivos móveis, utilizadores móveis

Source Title Tópicos de Marketing Digital

Date 2022


Abstract

Em 2011, Luke Wroblewski defendeu, com o seu livro Mobile First (Wroblewski, 2011), a ideia de que os dispositivos móveis deverão ser os dispositivos prioritários para o design e desenvolvimento de websites, aplicações, e outros produtos digitais. Uma posição verdadeiramente presciente de Wroblewski, pois em 2011 apenas 6% do tráfego web mundial era através de dispositivos móveis. Dez anos depois, estudos colocam esse valor acima dos 55%. No entanto, tráfego web é apenas parte das mudanças sofridas na forma como utilizamos e acedemos a conteúdo digital. Dispositivos móveis (particularmente telemóveis ou smartphones) alteraram os nossos comportamentos significativamente. Os dispositivos móveis não só são mais utilizados que computadores desktop por uma larga margem (média 155 minutos diários vs 37 minutos), mas são também os dispositivos mais utilizados para consumir média, com exceção do televisor. A mesma mudança de paradigma é visível nas vendas online, um campo mais resistente à mudança, pois os utilizadores, tradicionalmente, preferiam efetuar as suas compras em frente a um computador. Números de 2020 mostram-nos que mais de metade das compras online foram através de dispositivos móveis (56% vs 44% das compras feitas por computador). Estas alterações nos hábitos e comportamentos dos utilizadores são indicativos do poder transformativo dos dispositivos móveis e da necessidade, tal como Wroblewski indicou há uma decada atrás, de começar a pensar em mobile no desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing. Para tal é, no entanto, necessário definir o que é mobile marketing e o que o caracteriza comparativamente ao marketing digital no geral e o marketing para a Web em particular.


Citation

Melo, R. (2022). Mobile Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 225-248). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0022ch

Mobile Marketing
.pdf
Download PDF • 9.31MB

Título de Origem Tópicos de Marketing Digital

Data 2022


Resumo

Em 2011, Luke Wroblewski defendeu, com o seu livro Mobile First (Wroblewski, 2011), a ideia de que os dispositivos móveis deverão ser os dispositivos prioritários para o design e desenvolvimento de websites, aplicações, e outros produtos digitais. Uma posição verdadeiramente presciente de Wroblewski, pois em 2011 apenas 6% do tráfego web mundial era através de dispositivos móveis. Dez anos depois, estudos colocam esse valor acima dos 55%. No entanto, tráfego web é apenas parte das mudanças sofridas na forma como utilizamos e acedemos a conteúdo digital. Dispositivos móveis (particularmente telemóveis ou smartphones) alteraram os nossos comportamentos significativamente. Os dispositivos móveis não só são mais utilizados que computadores desktop por uma larga margem (média 155 minutos diários vs 37 minutos), mas são também os dispositivos mais utilizados para consumir média, com exceção do televisor. A mesma mudança de paradigma é visível nas vendas online, um campo mais resistente à mudança, pois os utilizadores, tradicionalmente, preferiam efetuar as suas compras em frente a um computador. Números de 2020 mostram-nos que mais de metade das compras online foram através de dispositivos móveis (56% vs 44% das compras feitas por computador). Estas alterações nos hábitos e comportamentos dos utilizadores são indicativos do poder transformativo dos dispositivos móveis e da necessidade, tal como Wroblewski indicou há uma decada atrás, de começar a pensar em mobile no desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing. Para tal é, no entanto, necessário definir o que é mobile marketing e o que o caracteriza comparativamente ao marketing digital no geral e o marketing para a Web em particular.


Citação

Melo, R. (2022). Mobile Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 225-248). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0022ch

Mobile Marketing
.pdf
Download PDF • 9.31MB

REFERENCES

Atwell, E., & Shawar, B.A.. (2007). Chatbots: Are they Really Useful?. LDV Forum, 22, 29-49.


Barnes, S. J. (2002). Wireless digital advertising: nature and implications. International Journal of Advertising, 21(3), 399–420.


Bellman, S., Potter, R. F., Treleaven-Hassard, S., Robinson, J. A., & Varan, D. (2011). The effectiveness of branded mobile phone apps. Journal of interactive Marketing, 25(4), 191- 200.


Budiu, R. (2013). Mobile: Native Apps, Web Apps, and Hybrid Apps. Nielsen Norman Group. https://www.nngroup.com/articles/mobile-native-apps/


Budiu, R. (2016). Mobile Websites: Mobile-Dedicated, Responsive, Adaptive, or Desktop Site? Nielsen Norman Group. https://www.nngroup.com/articles/mobile-vs-responsive


Eeuwen, M. V. (2017). Mobile conversational commerce: messenger chatbots as the next interface between businesses and consumers (Master›s thesis, University of Twente).


Fortin, D. R. (2000). Clipping coupons in cyberspace: a proposed model of behavior for deal-prone consumers. Psychology & Marketing, 176, 515–533.


Fritz, W., Sohn, S., & Seegebarth, B. (2017). Broadening the perspective on mobile marketing: an introduction. Psychology & Marketing, 34(2), 113-118.


Gevelber, L (2016) How dayparting can help you tap into consumer micro-moments, Think with Google. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/app-and-mobile/dayparting-consumer-micro-moments/


Griol, D., Carbó, J., & Molina, J. M. (2013). An Automatic Dialog Simulation Technique To Develop And Evaluate Interactive Conversational Agents. Applied Artificial Intelligence, 27(9), 759-780. doi:10.1080/ 08839514.2013.835230


Hoober, S. (2017) Design for Fingers, Touch, and People, Part 1. UXmatters. https://www. uxmatters.com/mt/archives/2017/03/design-for-fingers-touch-and-people-part-1.php


Hoober, S. (2013) How Do Users Really Hold Mobile Devices? UXmatters. https://www. uxmatters.com/mt/archives/2013/02/how-do-users-really-hold-mobile-devices.php


Hoober, S., and Berkman, E. (2011). Designing mobile interfaces: Patterns for interaction design. O’Reilly Media, Inc.


Hopkins, J., & Turner, J. (2012). Go mobile: location-based marketing, apps, mobile optimized ad campaigns, 2D codes and other mobile strategies to grow your business. John Wiley & Sons.


Hutton, G., & Rodnick, S. (2009). Smartphone opens up new opportunities for smart marketing. Admap, 44(11), 22-24.


Interaction Design Foundation. https://www.interaction-design.org/literature/topics/fitts-law


Jacques, R. (1995). Engagement as a design concept for multimedia. Canadian Journal of Educational Communication, 24(1), 49-59.


Jelassi, T., & Enders, A. (2004). Leveraging wireless technology for mobile advertising. In Proceedings of the 12th European conference on information systems Turku,Finland, June 14–16.


Kerly, A., Hall, P., & Bull, S. (2007). Bringing Chatbots into education: Towards Natural Language Negotiation of Open Learner Models. Applications and Innovations in Intelligent Systems XIV, 179-192. doi:10.1007/978-1- 84628-666-7_14


Kim, E., Lin, J. S., & Sung, Y. (2013). To app or not to app: Engaging consumers via branded mobile apps. Journal of Interactive Advertising, 13(1), 53-65.


Krum, C. (2010). Mobile marketing: Finding your customers no matter where they are. Pearson Education.


Leppaniemi, M., & Karjaluoto, H. (2005). Factors influencing consumers’ willingness to accept mobile advertising: a conceptual model. International Journal of Mobile Communications, 3(3), 197-213.


Mittal, S., e Kumar, V. “A Framework for Ethical Mobile Marketing.” International Journal of Technoethics (IJT) 11.1 (2020): 28-42.


Moceri, P., Smud, D., Vitualich, D., & Wright, N. (2011), “Native App or Web Site? Deciding Your Next Step in Mobile,” http://siia.com/index.php?option=com docman&task=doc download&gid=3059 &Ítemid=318/


Muk, A. (2007). Consumers’ intentions to opt in to SMS advertising’. International Journal of Advertising, 26(2), 177–198.


Monk, A., Carroll, J., Parker, S., & Blythe, M. (2004). Why are mobile phones annoying? Behaviour and Information Technology, 23(1), 33–41.


Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. Basic books.


Parhi, P., Karlson, A. K., and Bederson, B. B. (2006). “Target size study for one- handed thumb use on small touchscreen devices.” In Proceedings of the 8th Conference on Human-Computer interaction with Mobile Devices and Services. MobileHCI ‘06. DOI= http://doi.acm.org/10.1145/1152215.1152260


Patat, H. I. (2011). Consumer attitude toward mobile marketing. University of Technology Department of Business Administration.


Pernice, K. (2018) Banner Blindness Revisited: Users Dodge Ads on Mobile and Desktop. Nielsen Norman Group. https://www.nngroup.com/articles/banner-blindness-old-andnew-findings/


Rauschnabel, P. A., Felix, R., & Hinsch, C. (2019). Augmented reality marketing: How mobile AR-apps can improve brands through inspiration. Journal of Retailing and Consumer Services, 49, 43-53.


Rowles, D. (2017). Mobile marketing: how mobile technology is revolutionizing marketing, communications and advertising. Kogan Page Publishers.


Samanta, S., Woods, J., & Ghanbari, M. (2009). MMS to improve mobile advertising acceptance and replace billboards. International Journal of Mobile Marketing, 4(2), 61–67.


Shankar, V., & Balasubramanian, S. (2009). Mobile marketing: A synthesis and prognosis. Journal of interactive marketing, 23(2), 118-129.


Schade, A. (2017). We Can Do Better on Mobile: Designing for the Medium. Nielsen Norman Group. https://www.nngroup.com/articles/better-mobile/


Valdellon, L. (2020). What Are the Different Types of Mobile Apps? And How Do You Choose? CleverTap. https://clevertap.com/blogue/types-of-mobile-apps/

Watson, C., McCarthy, J., & Rowley, J. (2013). Consumer attitudes towards mobile marketing in the smart phone era. International Journal of Information Management, 33(5), 840-849.


Windham, L., & Orton, K. (2002). The soul of the new consumer: The attitudes, behavior, and preferences of e-customers (2nd ed.). New York: Allworth Press.


Wroblewski, L. (2011) Mobile First, A Book Apart. 2011.


Tidwell, J. (2010). Designing interfaces: Patterns for effective interaction design. “ O’Reilly Media, Inc.


Zhang, J., & Mao, E. (2008). Understanding the acceptance of mobile SMS advertising among young Chinese consumers. Psychology & Marketing, 25(8), 787–805.

88x31.png

This is open access content distributed under the Creative Commons Attribution License which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

bottom of page