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Teixeira, S. (2022). Marketing e Estratégias Digitais. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 39-65). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0015ch

Imagem da linha de investigação correspondente

Marketing e Estratégias Digitais

Sandrina Teixeira Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Keywords:

Palavras-chave:

Marketing, digital strategies, SOSTAC model

Marketing, estratégias digitais, modelo SOSTAC

Source Title Tópicos de Marketing Digital


Date 2022


Abstract

Para se manterem competitivas, as organizações necessitam de inovar, seja através de ganhos de eficiência ao nível dos processos, seja pela criação de novos produtos/serviços ou identificação e exploração de novas oportunidades de negócio. Neste sentido, a inovação não aparece apenas como um fator de sobrevivência das organizações, mas também como um elemento essencial do processo de crescimento e desenvolvimento das organizações. Com o mundo cada vez mais online e o rápido crescimento tecnológico, em que cada mudança acelera a mudança seguinte, as organizações, para se manterem competitivas, para além da presença online, têm abrido canais de venda e criado novos modelos de negócios disruptivos. O marketing também está a mudar. O executivo de marketing de hoje, na tomada das suas decisões estratégicas, exige que os meios online de que dispõe forneçam informações precisas e oportunas sobre os seus produtos, clientes e o mercado em geral. Neste sentido, a dimensão do mercado digital tornou-se essencial. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, 87,3% dos agregados familiares em Portugal têm ligação à Internet em casa, mais 2,8 pp. do que no ano anterior (84,5%), e a percentagem de utilizadores de e-commerce é consideravelmente mais elevada (51,6%) se tomarmos em consideração os 12 meses anteriores; no entanto, reduziram-se ligeiramente a quantidade de encomendas realizadas em relação a 2020. Para as organizações, a questão é saber como desenvolver estratégias robustas e eficazes de marketing digital direcionadas aos seus alvos, trate-se de grandes ou de micro e pequenas organizações, para atingirem os fins a que se propõem. O capítulo começa com a apresentação das noções básicas e alguns modelos de negócio do marketing e definição e âmbito do marketing digital. Segue-se a definição de estratégia de marketing digital e a apresentação das etapas do modelo SOSTAC. O capítulo prossegue com a apresentação de algumas estratégias de marketing digital. Por fim, a conclusão resume as principais ideias expostas ao longo do capítulo.


Citation

Teixeira, S. (2022). Marketing e Estratégias Digitais. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 39-65). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0015ch

Marketing e Estratégias Digitais
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Título de Origem Tópicos de Marketing Digital

Data 2022


Resumo

Para se manterem competitivas, as organizações necessitam de inovar, seja através de ganhos de eficiência ao nível dos processos, seja pela criação de novos produtos/serviços ou identificação e exploração de novas oportunidades de negócio. Neste sentido, a inovação não aparece apenas como um fator de sobrevivência das organizações, mas também como um elemento essencial do processo de crescimento e desenvolvimento das organizações. Com o mundo cada vez mais online e o rápido crescimento tecnológico, em que cada mudança acelera a mudança seguinte, as organizações, para se manterem competitivas, para além da presença online, têm abrido canais de venda e criado novos modelos de negócios disruptivos. O marketing também está a mudar. O executivo de marketing de hoje, na tomada das suas decisões estratégicas, exige que os meios online de que dispõe forneçam informações precisas e oportunas sobre os seus produtos, clientes e o mercado em geral. Neste sentido, a dimensão do mercado digital tornou-se essencial. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, 87,3% dos agregados familiares em Portugal têm ligação à Internet em casa, mais 2,8 pp. do que no ano anterior (84,5%), e a percentagem de utilizadores de e-commerce é consideravelmente mais elevada (51,6%) se tomarmos em consideração os 12 meses anteriores; no entanto, reduziram-se ligeiramente a quantidade de encomendas realizadas em relação a 2020. Para as organizações, a questão é saber como desenvolver estratégias robustas e eficazes de marketing digital direcionadas aos seus alvos, trate-se de grandes ou de micro e pequenas organizações, para atingirem os fins a que se propõem. O capítulo começa com a apresentação das noções básicas e alguns modelos de negócio do marketing e definição e âmbito do marketing digital. Segue-se a definição de estratégia de marketing digital e a apresentação das etapas do modelo SOSTAC. O capítulo prossegue com a apresentação de algumas estratégias de marketing digital. Por fim, a conclusão resume as principais ideias expostas ao longo do capítulo.


Citação

Teixeira, S. (2022). Marketing e Estratégias Digitais. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 39-65). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0015ch

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