Book
Livro
Vale, D., Rua, O. L. & Teixeira, S. (2022). Estratégias de Marketing Digital para Internacionalização de Marcas. Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0001b

Estratégias de Marketing Digital para Internacionalização de Marcas
Daniela Vale Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Sandrina Teixeira Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Orlando Lima Rua Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Keywords:
Palavras-chave:
Digital Strategy, Social Media, SEO, Digital Marketing, Internationalization, Zippy
Estratégia Digital, Redes Socias, SEO, Marketing Digital, Internacionalização, Zippy
Date 2022
Abstract
O processo de internacionalização das empresas está em constante mudança. Uma empresa para crescer e internacionalizar a sua atividade necessita de um elevado conjunto de recursos, capacidades e competências para diferenciar as suas marcas nos mercados de destino, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas.
Este livro tem como objetivo fundamental fornecer suporte teórico e prático para auxiliar os gestores a definirem as estratégias digitais de internacionalização mais adequadas às suas empresas, nomeadamente na escolha de mercados prioritários, de métodos de entrada em cada mercado e de marketing digital que estas têm ao seu dispor, nomeadamente de SEO, de redes sociais e de criação de conteúdo.
As temáticas apresentadas são aplicadas ao setor do retalho infantil e consubstanciadas pelo estudo de caso da Zippy. São apresentadas propostas de estratégias digitais de internacionalização da marca para os mercados da França, Bélgica e Holanda.
Citation
Vale, D., Rua, O. L. & Teixeira, S. (2022). Estratégias de Marketing Digital para Internacionalização de Marcas. Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0001b
Data 2022
Resumo
O processo de internacionalização das empresas está em constante mudança. Uma empresa para crescer e internacionalizar a sua atividade necessita de um elevado conjunto de recursos, capacidades e competências para diferenciar as suas marcas nos mercados de destino, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas.
Este livro tem como objetivo fundamental fornecer suporte teórico e prático para auxiliar os gestores a definirem as estratégias digitais de internacionalização mais adequadas às suas empresas, nomeadamente na escolha de mercados prioritários, de métodos de entrada em cada mercado e de marketing digital que estas têm ao seu dispor, nomeadamente de SEO, de redes sociais e de criação de conteúdo.
As temáticas apresentadas são aplicadas ao setor do retalho infantil e consubstanciadas pelo estudo de caso da Zippy. São apresentadas propostas de estratégias digitais de internacionalização da marca para os mercados da França, Bélgica e Holanda
Citação
Vale, D., Rua, O. L. & Teixeira, S. (2022). Estratégias de Marketing Digital para Internacionalização de Marcas. Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0001b
REFERENCES
Aaker, D. & Andrade, A. (1998). Marcas: Brand Equity (1st ed.). São Paulo: Elsevier.
Abor, J. (2011). Do export status and export intensity increase firm performance? Thunderbird International Business Review, 53(1), 9–18.
Ad Library. (2020). Retrieved 16 November 2020, from https://www.facebook.com/ ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=FR&view_all_page_ id=1708440452730184&sort_data[direction]=desc&sort_data[mode]=relevancy_ monthly_grouped
Ad Library. (2020). Retrieved 16 November 2020, from
Ad Library. (2020). Retrieved 16 November 2020, from https://www.facebook.com/ ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=DE&view_all_page_ id=348767591942030&sort_data[direction]=desc&sort_data[mode]=relevancy_monthly_grouped
Agarwal, R., Dushnitsky, G., Lumpin, G. T., Wright, M. & Zott, C. (2017). Strategic Entrepreneurship Journal at 10: retrospect and prospect. Strategic Entrepreneurship Journal, 11(3), 197-199.
Ahlers, D. (2012). Local web search examined. In Dirk Lewandowski (Ed.), Web search engine research (Library and Information Science (4th ed., pp. 47-78). Bradford: Emerald Group Publishing Limited.
Al-Amaren, E. M. (2018). The Internationalization of The International Contract According to International Theories and Conventions. Yustisia Jurnal Hukum, 7(3), 428-442.
Alemanha | União Europeia. (2020). Retrieved 9 June 2020, from https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/germany_pt
Allen King, R., Racherla, P. & D. Bush, V. (2014). What We Know and Don't Know About Online Word-of-Mouth: A Review and Synthesis of the Literature. Journal Of Interactive Marketing, 28, 167-183
Alnawafleh, H., Alghizzawi, M. & Habes, M. (2019). The impact of introducing international brands on the development of Jordanian tourism. International Journal of Information Technology, 3(2), 30-40.
Amaral, A. & Moschetta, P. (2014). Visibilidade e reputação nos sites de redes sociais: a influência dos dados quantitativos na construção da popularidade a partir da percepção dos usuários. In Simpósio Nacional da ABCiber: Comunicação e cultura na era de tecnologias midiáticas onipresentes e oniscientes (pp. 1-23). São Paulo.
Amit, R. & Han, X. (2017). Value creation through novel resource configurations in a digitally enabled world. Strategic Entrepreneurship Journal, 11(3), 228-242.
Anderson, S. & Renault, R. (1999). Pricing, product variety, and search costs: a BertrandChamberlin-Diamond model. The RAND Journal Of Economics, 30(4), 719-735.
Anthony, S. & Jack, S. (2009). Qualitative case study methodology in nursing research: na integrative review. Journal of advanced nursing, 65(6), 1171-1181. Retrieved from doi: 10.1111/j.1365-2648.2009.04998.x
Araujo, R. (2015). Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. (pp. 72-74). Belo Horizonte: Perspectivas em Ciência da Informação.
Araya-Castillo, L. & Mendoza, X. (2020). Internationalization process of Spanish firms of the service sector. Dimensión Empresarial, 18(2).
ARQUIS, A. (2009). Estratégias de marketing para serviços: como as organizações serviços devem estabelecer e implementar estratégias de marketing (p. 77). São Paulo: Atlas.
Áustria | União Europeia. (2020). Retrieved 10 June 2020, from https://europa.eu/european- -union/about-eu/countries/member-countries/austria_pt
Austria. (2020). Retrieved 13 June 2020, from https://tradingeconomics.com/austria/
Autio, A. & Zander, I. (2016). Lean Internationalization. Academy of Management Proceedings, 1, 2-27.
Bansal, H. S. & Voyer, P. A. (2000). Word-of-mouth processes within a services purchase decision context. Journal of service research, 3(2), 166-177.
Bardin, I. (1994). Análise de conteúdo (p. 18). Lisboa: Edições Setenta.
Bartlett, C. & Beamish, P. (2010). Transnational management: text, cases and readings in cross- -border management (7th ed.). Londres: mcgraw-Hill Higher Education.
Barwise, P. et al. (2002). Marketing and the Internet: a research review. Handbook of marketing
Bayo-Moriones, A. & Lera-López, F. (2007). A firm-level analysis of determinants of ICT adoption in Spain. Technovation, 27, (6), 352-366.
Becker, H. (2017). Evidence. Chicago: University of Chicago Press.
Belanche, D., Flavián, C. & Pérez-Rueda, A. (2017). Understanding Interactive Online Advertising: Congruence and Product Involvement in Highly and Lowly Arousing, Skippable Video Ads. Journal Of Interactive Marketing, 37, 75-88.
Bélgica | União Europeia. (2020). Retrieved 10 June 2020, from https://europa.eu/european- -union/about-eu/countries/member-countries/belgium_pt
Belgium. (2020). Retrieved 13 June 2020, from https://tradingeconomics.com/belgium/
Bell, J. & Loane, S. (2010). ‘New-wave’global firms: Web 2.0 and SME internationalisation. Journal of Marketing Management, 26(3-4), 213-229.
Beugelsdijk, S. et al. (2018). Cultural distance and firm internationalization: A meta-analytical review and theoretical implications. Journal Of Management, 44(1), 89 e 130.
BREXIT: Informações úteis. (2018). Retrieved 10 June 2020, from http://portugalglobal.pt/ PT/Internacionalizar/SobreMercadosExternos/Paginas/informacao-brexit.aspx
Brock, D. M. & Yaffe, T. (2008). International diversification and performance: The mediating role of implementation. International Business Review, 17(5), 600-615.
Brown, C. L., Cavusgil, S. T. & Lord, A. W. (2015). Country-risk measurement and analysis: A new conceptualization and managerial tool. International Business Review, 24(2), 246- 265. Retrieved from doi: