top of page

Book

Livro

Estratégias de Comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico] / Aron Rodrigo Batista; Sandrina Francisca Teixeira; Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Organizadores) – Palmas, TO: Eduft/ Porto: CEOS.PP, 2021.

Imagem da linha de investigação correspondente

Estratégias de Comunicação e Inovação Digital. Estudos e pesquisas

Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.) Universidade Federal do Tocantins

Batista, Aron Rodrigo (Org.) Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Teixeira, Sandrina Francisca (Org.) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto

Keywords:

Palavras-chave:

Communication, Digital Media, Games, Gamification

Comunicação, Mídias Digitais, Jogos, Gamificação

Date 1-Dec-2021


Abstract

Estratégias de comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas, nasceu de uma parceria internacional entre os Programas de Mestrado em Marketing Digital (ISCAP/IPP - Portugal), Mestrado em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT - Brasil) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFT - Brasil). Esta obra faz parte de uma coletânea de estudos e pesquisas realizadas no âmbito dos programas de Mestrado nas áreas de Comunicação, Marketing Digital, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. O livro é um conjunto de sete estudos, que visa contribuir para o desenvolvimento científico destas temáticas, além de fomentar a transferência de conhecimento para o mercado. Pretende-se, assim, extrapolar os muros e paredes da academia para um diálogo com a sociedade.


Citation

Estratégias de Comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico] / Aron Rodrigo Batista; Sandrina Francisca Teixeira; Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Organizadores) – Palmas, TO: Eduft/ Porto: CEOS.PP, 2021.

Estratégias de Comunicação e Inovação Digital
.pdf
Download PDF • 4.84MB

Data 1-Dez-2021


Resumo

Estratégias de comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas, nasceu de uma parceria internacional entre os Programas de Mestrado em Marketing Digital (ISCAP/IPP - Portugal), Mestrado em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT - Brasil) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFT - Brasil). Esta obra faz parte de uma coletânea de estudos e pesquisas realizadas no âmbito dos programas de Mestrado nas áreas de Comunicação, Marketing Digital, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. O livro é um conjunto de sete estudos, que visa contribuir para o desenvolvimento científico destas temáticas, além de fomentar a transferência de conhecimento para o mercado. Pretende-se, assim, extrapolar os muros e paredes da academia para um diálogo com a sociedade.


Citação

Estratégias de Comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico] / Aron Rodrigo Batista; Sandrina Francisca Teixeira; Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Organizadores) – Palmas, TO: Eduft/ Porto: CEOS.PP, 2021.

Estratégias de Comunicação e Inovação Digital
.pdf
Download PDF • 4.84MB

REFERENCES

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; CARDOSO, Ana Maria Pereira. A Ciência da Informação como Rede de Atores: reflexões a partir de Bruno Latour. 2012.


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011


BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 4, p. 783- 809, 2012.


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede- volume I. Trad. Roneide Venâncio Majer com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt, v. 9, 2000.


DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, n. 24, p. 213-225, 2004.


FACEBOOK. Política de dados 2018. Disponível em: < https://www.facebook.com/privacy/explanation> Acesso em: 12 de junho de 2018


FACEBOOK.Sobre. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/43898689748/about/>Acesso em: 12 de janeiro de 2020


FERRES, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n. 1, 2015.


GRIZZLE, Alton et al. Media and information literacy: policy and strategy guidelines. Unesco, 2014.


LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Digital literacy and digital literacies. Nordic Journal of digital literacy, v. 1, n. 1, p. 12-24, 2006.


LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Edufba, 2012.


LEMOS, André. A comunicação das coisas. Internet das coisas e teoria ator-rede. Etiquetas de Radiofrequência em Uniformes Escolares na Bahia, 2012.


LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. A Problemática da e-moderação à luz da Teoria Ator-Rede. 2010.


MARTELETO, Regina Maria. Informação, rede e redes sociais: fundamentos e transversalidades. Informação & Informação, v. 12, n. 1esp, p. 46-62, 2007.


MARTINO, Luís Mauro Sá; MENEZES, José Eugenio de O. Media Literacy: competências midiáticas para uma sociedade midiatizada. LÍBERO. ISSN impresso: 1517- 3283/ISSN online: 2525-3166, n. 29, p. 9-18, 2016


OCHOA, Carlos. Amostragem não probabilística: Amostra por conveniência. Blog da, 2015.


PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a Internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.


PRIMO, Alex Fernando Teixeira. O que há de social nas mídias sociais?: reflexões a partir da teoria ator-rede. Contemporânea: Comunicação e Cultura. Salvador. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 2012), p. 618-641, 2012.


QUIVY, R., CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. 5


ed. Lisboa: Gradiva, 2008.


TELES, Adonai; JOIA, Luiz Antonio. Infoinclusão em Piraí Digital: evidências empíricas a partir da Teoria AtorRede. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management (Online), v. 9, n. 2, p. 369- 390, 2012.


VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional-bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, v. 38, n. 3, 2009.


VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, v. 40, n. 1, 2011.


WILSON, Carolyn et al. Media and information literacy curriculum for teachers. UNESCO Publishing, 2014.

ISBN 9786589119784

88x31.png

This is open access content distributed under the Creative Commons Attribution License which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

bottom of page