Modelo experimental para educação jovem
Nome do Projeto: Direction Employment
Número do Projeto: Project Coordinator: WCIF (Bulgária)
Tipo de Projeto: EEA and Norway Grants Fund for Youth Employment - Innovation and exploration
Parceiros:
CSF (Bulgária)
LGL (Lituânia)
BICERO (Eslovénia)
L-MOMO (Itália)
ICS (Irlanda)
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
Propósito e Objetivos: O projeto desencadeará o potencial da juventude NEET que sofre de discriminação múltipla (i.e. Roma, LGBTI, refugiados, mães solteiras, portadores de deficiência) aplicando um modelo experimental para educação jovem, baseado em pedagogia progressiva, metodologias integradas e gamificadas. Contribuirá para a promoção de valores de diversidade e inclusão no mercado de trabalho relativamente a raça/etnicidade, género e identidade de género, orientação sexual, deficiência e cidadania global e digital.
Unindo parceiros de diferentes setores - ONG, universidades e empresas - da Bulgária, Lituânia, Eslovénia, Portugal, Irlanda e Itália, países estes com historial de trabalho comprovado para a inclusão social e laboral de jovens de minorias altamente marginalizadas, o projeto irá:
. criar o modelo de ensino 4.0 DE com currículo experimental e inovador.
. testar o modelo de ensino em diferentes contextos e com diferentes grupos-alvo, cuja marginalização baseada em interseccionalidade torna o acesso ao mercado de trabalho muito difícil.
. estabelecer o modelo de sala de aula móvel para formar formadores ao nível regional.
. aplicar ferramentas integradas de avaliação de impacto social que produzirão dados comparativos, os quais demonstrarão o impacto da metodologia nos estagiários e nas suas relações próximas (família alargada, pares, etc) e nos empregadores.
. comunicar o projeto em eventos públicos anuais tais como ED/CON.
O projeto prevê 3 ciclos anuais de recrutamento, formação e monitorização de colocação pós-formação da juventude NEET, 1 grupo diverso de até 30 estagiários por país/por ano. A avaliação final será fundamentada nos seguintes indicadores-chave:
. 52% dos estagiários foram colocados;
. 75% dos estagiários reportaram mudanças no comportamento/autoavaliação;
. 55% dos empregadores dos estagiários reportaram mudanças na sua perceção da empregabilidade da juventude NEET de minorias altamente marginalizadas, o que conduz à sustentabilidade.
Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos:
Adriana Oliveira
Website do Projeto: https://directionemployment.org/