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Capítulo
Ribeiro, A.; Antunes I.; Freitas Santos, J. & Silva, P. (2022). Marketing Intelligence and Research. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 163-177). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0019ch
Marketing Intelligence and Research
Anabela Ribeiro Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Isabel Antunes Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
J. Freitas Santos Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Pedro Silva Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Keywords:
Palavras-chave:
Marketing intelligence, research, marketing intelligence system, decision making process
Marketing intelligence, research, sistema de marketing intelligence, processo de tomada de decisões
Source Title Tópicos de Marketing Digital
Date 2022
Abstract
Num ambiente cada vez mais concorrencial, as organizações precisam de conhecer o perfil dos seus clientes e estar atentas às mudanças do meio envolvente e ao comportamento dos concorrentes, consumidores e clientes. Para isso, precisam de obter dados através de várias fontes de informação que, depois de tratados de forma sistemática, geram conhecimento sobre o mercado. O desenvolvimento de um Sistema de Marketing Intelligence (SMI) permite recolher, organizar, armazenar, processar dados e distribuir informações pertinentes e atempadas aos gestores e equipa de vendas da empresa. Na maior parte das situações as empresas dispõem de programas de gestão comercial (Customer Relationship Management – CRM, por exemplo) que os ajudam na gestão da informação dos clientes da empresa. No entanto, este capítulo vai mais lá disso, pois contempla a conceção de um sistema que, para além da gestão da informação da empresa e dos seus clientes, engloba a análise de informação sobre o meio envolvente, a concorrência e os consumidores. Para isso, são explicadas as principais técnicas de pesquisa que viabilizam a obtenção de informação sistemática e/ ou pontual para ajudar no processo de tomada de decisões de nível estratégico e tático. O capítulo começa com a descrição dos elementos que compõem um SMI de uma empresa fornecendo o conceito e analisando detalhadamente os componentes desse sistema (meio envolvente, empresa, clientes, concorrentes e consumidor). Na secção dois são apresentadas as principais técnicas de pesquisa (estudos documentais, qualitativos e quantitativos), seguindo-se, na secção seguinte, o cruzamento entre os elementos do SMI com as técnicas de pesquisa. O capítulo encerra com o esboço de um SMI.
Citation
Ribeiro, A.; Antunes I.; Freitas Santos, J. & Silva, P. (2022). Marketing Intelligence and Research. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 163-177). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0019ch
Título de Origem Tópicos de Marketing Digital
Data 2022
Resumo
Num ambiente cada vez mais concorrencial, as organizações precisam de conhecer o perfil dos seus clientes e estar atentas às mudanças do meio envolvente e ao comportamento dos concorrentes, consumidores e clientes. Para isso, precisam de obter dados através de várias fontes de informação que, depois de tratados de forma sistemática, geram conhecimento sobre o mercado. O desenvolvimento de um Sistema de Marketing Intelligence (SMI) permite recolher, organizar, armazenar, processar dados e distribuir informações pertinentes e atempadas aos gestores e equipa de vendas da empresa. Na maior parte das situações as empresas dispõem de programas de gestão comercial (Customer Relationship Management – CRM, por exemplo) que os ajudam na gestão da informação dos clientes da empresa. No entanto, este capítulo vai mais lá disso, pois contempla a conceção de um sistema que, para além da gestão da informação da empresa e dos seus clientes, engloba a análise de informação sobre o meio envolvente, a concorrência e os consumidores. Para isso, são explicadas as principais técnicas de pesquisa que viabilizam a obtenção de informação sistemática e/ ou pontual para ajudar no processo de tomada de decisões de nível estratégico e tático. O capítulo começa com a descrição dos elementos que compõem um SMI de uma empresa fornecendo o conceito e analisando detalhadamente os componentes desse sistema (meio envolvente, empresa, clientes, concorrentes e consumidor). Na secção dois são apresentadas as principais técnicas de pesquisa (estudos documentais, qualitativos e quantitativos), seguindo-se, na secção seguinte, o cruzamento entre os elementos do SMI com as técnicas de pesquisa. O capítulo encerra com o esboço de um SMI.
Citação
Ribeiro, A.; Antunes I.; Freitas Santos, J. & Silva, P. (2022). Marketing Intelligence and Research. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 163-177). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0019ch
REFERÊNCIAS
Kotler, P. & Armstrong, G. (2017) Principles of Marketing, Pearson Education, London, UK.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan. I. (2016). Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital Hardcover (1st Ed.). Wiley.
Malhotra, N. K. (2010). Marketing research: an applied orientation. Sixth Edition. Prentice Hall, New Jersey.