top of page

Book

Livro

Estratégias de Comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico] / Aron Rodrigo Batista; Sandrina Francisca Teixeira; Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Organizadores) – Palmas, TO: Eduft/ Porto: CEOS.PP, 2021.

Imagem da linha de investigação correspondente

Estratégias de Comunicação e Inovação Digital. Estudos e pesquisas

Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.) Universidade Federal do Tocantins

Batista, Aron Rodrigo (Org.) Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Teixeira, Sandrina Francisca (Org.) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto

Keywords:

Palavras-chave:

Communication, Digital Media, Games, Gamification

Comunicação, Mídias Digitais, Jogos, Gamificação

Date 1-Dec-2021


Abstract

Estratégias de comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas, nasceu de uma parceria internacional entre os Programas de Mestrado em Marketing Digital (ISCAP/IPP - Portugal), Mestrado em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT - Brasil) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFT - Brasil). Esta obra faz parte de uma coletânea de estudos e pesquisas realizadas no âmbito dos programas de Mestrado nas áreas de Comunicação, Marketing Digital, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. O livro é um conjunto de sete estudos, que visa contribuir para o desenvolvimento científico destas temáticas, além de fomentar a transferência de conhecimento para o mercado. Pretende-se, assim, extrapolar os muros e paredes da academia para um diálogo com a sociedade.


Citation

Estratégias de Comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico] / Aron Rodrigo Batista; Sandrina Francisca Teixeira; Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Organizadores) – Palmas, TO: Eduft/ Porto: CEOS.PP, 2021.

Estratégias de Comunicação e Inovação Digital
.pdf
Download PDF • 4.84MB

Data 1-Dez-2021


Resumo

Estratégias de comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas, nasceu de uma parceria internacional entre os Programas de Mestrado em Marketing Digital (ISCAP/IPP - Portugal), Mestrado em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT - Brasil) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFT - Brasil). Esta obra faz parte de uma coletânea de estudos e pesquisas realizadas no âmbito dos programas de Mestrado nas áreas de Comunicação, Marketing Digital, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. O livro é um conjunto de sete estudos, que visa contribuir para o desenvolvimento científico destas temáticas, além de fomentar a transferência de conhecimento para o mercado. Pretende-se, assim, extrapolar os muros e paredes da academia para um diálogo com a sociedade.


Citação

Estratégias de Comunicação e inovação digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico] / Aron Rodrigo Batista; Sandrina Francisca Teixeira; Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Organizadores) – Palmas, TO: Eduft/ Porto: CEOS.PP, 2021.

Estratégias de Comunicação e Inovação Digital
.pdf
Download PDF • 4.84MB

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; CARDOSO, Ana Maria Pereira. A Ciência da Informação como Rede de Atores: reflexões a partir de Bruno Latour. 2012.


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011


BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 4, p. 783- 809, 2012.


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede- volume I. Trad. Roneide Venâncio Majer com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt, v. 9, 2000.


DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, n. 24, p. 213-225, 2004.


FACEBOOK. Política de dados 2018. Disponível em: < https://www.facebook.com/privacy/explanation> Acesso em: 12 de junho de 2018


FACEBOOK.Sobre. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/43898689748/about/>Acesso em: 12 de janeiro de 2020


FERRES, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n. 1, 2015.


GRIZZLE, Alton et al. Media and information literacy: policy and strategy guidelines. Unesco, 2014.


LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Digital literacy and digital literacies. Nordic Journal of digital literacy, v. 1, n. 1, p. 12-24, 2006.


LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Edufba, 2012.


LEMOS, André. A comunicação das coisas. Internet das coisas e teoria ator-rede. Etiquetas de Radiofrequência em Uniformes Escolares na Bahia, 2012.


LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. A Problemática da e-moderação à luz da Teoria Ator-Rede. 2010.


MARTELETO, Regina Maria. Informação, rede e redes sociais: fundamentos e transversalidades. Informação & Informação, v. 12, n. 1esp, p. 46-62, 2007.


MARTINO, Luís Mauro Sá; MENEZES, José Eugenio de O. Media Literacy: competências midiáticas para uma sociedade midiatizada. LÍBERO. ISSN impresso: 1517- 3283/ISSN online: 2525-3166, n. 29, p. 9-18, 2016


OCHOA, Carlos. Amostragem não probabilística: Amostra por conveniência. Blog da, 2015.


PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a Internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.


PRIMO, Alex Fernando Teixeira. O que há de social nas mídias sociais?: reflexões a partir da teoria ator-rede. Contemporânea: Comunicação e Cultura. Salvador. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 2012), p. 618-641, 2012.


QUIVY, R., CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. 5


ed. Lisboa: Gradiva, 2008.


TELES, Adonai; JOIA, Luiz Antonio. Infoinclusão em Piraí Digital: evidências empíricas a partir da Teoria AtorRede. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management (Online), v. 9, n. 2, p. 369- 390, 2012.


VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional-bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, v. 38, n. 3, 2009.


VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, v. 40, n. 1, 2011.


WILSON, Carolyn et al. Media and information literacy curriculum for teachers. UNESCO Publishing, 2014.

ISBN 9786589119784

88x31.png

Este é um conteúdo de acesso-aberto distribuído de acordo com os termos da Creative Commons Attribution License que permite a utilização, distribuição e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.

bottom of page