Entrepreneurship and Innovation

Empreendedorismo e Inovação

OVERVIEW

Ícone para abrir conteúdo adicional
Ícone para fechar conteúdo adicional

This research line aims to promote knowledge in the area of entrepreneurship and management of the organizations in Portugal, through studies and projects.

Esta linha de investigação visa promover o conhecimento na área do empreendedorismo e da gestão das organizações em Portugal, através de estudos e projetos.

The following are topics of more specific research:


| Knowledge of the characteristics of the Portuguese entrepreneur, especially in specific segments of the population such as women or higher education students and particular types of entrepreneurs such as the social or the born global entrepreneur;


| Application of business orientation models to the Portuguese reality;


| Analysis of new financing mechanisms for entrepreneurship, especially crowdsourcing, crowdfunding, microcredit, among others;


| An insight into contextual factors that can promote or inhibit entrepreneurship;


| Analysis of the impact of entrepreneurship initiatives in local or regional communities;


| Knowledge of the process of identifying opportunities in entrepreneurial initiatives;


| In what measure the social and economic organizations manage to mobilize resources;


| Role of the social networks in resource collection and knowledge transfer in the organizations.


The knowledge of the above-mentioned topics is produced by the resident researchers in the center, by young researchers and by the participation of students of advanced training in studies, projects, and provision of services.

Knowledge is disseminated through the publication of research results in national and international journals, participation in national and international conferences, the organization of scientific events in several areas of management and the provision of post-graduate training.

Os seguintes são tópicos de pesquisa mais específicos:


| Conhecimento das caraterísticas do empreendedor português, em especial de segmentos específicos da população como o feminino ou dos estudantes do ensino superior e de tipos particulares de empreendedores como o social ou o born global entrepreneur;


| Aplicação de modelos de orientação empreendedora à realidade portuguesa;


| Análise de novos mecanismos de financiamento do empreendedorismo, em especial do crowdsourcing, crowdfunding, microcrédito, entre outros;


| Compreensão dos fatores de contexto que podem promover ou inibir o Empreendedorismo;


| Análise do impacto das iniciativas de Empreendedorismo em comunidades locais ou regionais;


| Conhecimento do processo de identificação de oportunidades no lançamento de iniciativas empresariais;


| Em que medida as organizações sociais e económicas conseguem mobilizar recursos;


| Papel das redes sociais na captação de recursos e transferência de conhecimento nas organizações.


O conhecimento sobre os tópicos acima enunciados é produzido pelos investigadores residentes no centro, por jovens investigadores e pela participação de estudantes de formação avançada em estudos, projetos e prestação de serviços.


O conhecimento é disseminado através da publicação dos resultados da investigação em revistas nacionais e internacionais, da participação em conferências no país e no estrangeiro, pela organização de eventos científicos em diversas áreas da gestão e pela oferta de formação pós-graduada.

PROJECTS

Ícone para fechar conteúdo adicional
Ícone para fechar conteúdo adicional

TEAM

Ícone para fechar mais detalhes
Ícone para fechar conteúdo adicional
Fotografia Investigador

José Freitas Santos

COORDINATOR

COORDENADOR

Fotografia Investigador

Orlando Lima Rua

Fotografia Investigador

Susana Bernardino