top of page

Aprendizagens e estágios orientados para projetos nas indústrias criativas

Nome do projeto: Aprendizagens e estágios orientados para projetos nas indústrias criativas


Número do Projeto: 2016-1-TR01-KA202-033888


Coordenador do projeto: Universidade de Akdeniz (Turquia)


Tipo de projeto: ERASMUS+ (Parcerias Estratégicas para a Formação Profissional e Educativa - Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas - Desenvolvimento da Inovação)


Duração do projeto: 1 de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2018 (24 meses)


Parceiros:

Universidade de Akdeniz (Antalya, Turquia)

Associação VisMedNet (Saint Paul's Bay, Malta)

Associazione ValIda (Roma, Itália)

Stucom SA (Barcelona, Espanha)

NTNU - Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universiter (Noruega) Kalipedos r. Priekules Ievos Simonaitytes gimnazija (Pirekule', Lituânia) Dungannon Enterprise Centre (Dungannon, Irlanda)

Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

Instituto Europeu para o Desenvolvimento Local (Salónica, Grécia)

Dideas, S.L. (Castellón, Espanha)

UNINETTUNO (Roma, Itália)


Prioridades:

EFP: Promover a aprendizagem em contexto de trabalho em todas as suas formas, com especial atenção para a formação em regime de aprendizagem

HORIZONTAL: Melhorar a aquisição de competências básicas e transversais relevantes e de alto nível numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida

HORIZONTAL: Educação, formação e trabalho juvenil abertos e inovadores, integrados na era digital


Resumo do projeto: O Creative InternPrize é uma parceria entre 11 instituições de ensino e formação que se juntaram para implementar um conceito baseado em aprendizagens e estágios orientados para projetos nas indústrias criativas.

O Creative InternPrize cria oportunidades de carreira precoce nas indústrias criativas para os estudantes do ensino e formação profissional através de uma experiência de aprendizagem em contexto de trabalho no ambiente escolar. Este trabalho de projeto é gerado pela escola em parceria com a indústria local e os intervenientes na cultura, nos meios de comunicação social, na assistência social, na juventude e noutros domínios e, desta forma, coloca os estudantes em contacto com o mercado de trabalho.

O trabalho do projeto será apoiado pela utilização de uma plataforma digital virtual que os parceiros criarão para que se torne um local de trabalho comum e de cooperação entre os alunos, sob a supervisão e orientação dos professores, e a indústria local que beneficia do trabalho dos alunos. Assim, esta cooperação não só aproximará as escolas de EFP das empresas, como também trará as empresas para o espaço escolar. A plataforma estará disponível em linha para que os alunos possam trabalhar a partir de casa, no seu tempo livre, sozinhos ou em conjunto com outros, incutindo-lhes um sentido de responsabilidade, cooperação, autonomia e empreendedorismo.

Os professores e os alunos trabalharão num ambiente de arranque durante as atividades - piloto nas escolas participantes e, posteriormente, após o termo do projeto, quando as escolas adoptarem a prática do InternPrize.

Haverá duas atividades de formação para professores em Espanha e na Grécia sobre start-ups e a metodologia InternPrize, utilização de ferramentas e espaço de trabalho virtual. Os parceiros criarão conteúdos de formação para professores do ensino profissional sobre o tema das start-ups, incluindo recursos e materiais, bem como o manual e o guia do utilizador da plataforma digital virtual. Esta formação sobre start-ups também estará disponível como um OER apoiado por uma universidade telemática, mesmo que não faça parte da parceria e para além do tempo de vida do projeto.

Para complementar os recursos de formação, os parceiros criarão uma galeria de vídeos com narrativas das experiências do InternPrize na escola, na qual professores, alunos e empresários partilharão experiências e anedotas. Desta forma, estarão a participar num amplo exercício de apropriação e os futuros professores e alunos beneficiários poderão aprender com a experiência real do InternPrize. Esta será também uma mais-valia para o currículo dos estudantes que partilharão a sua experiência de criação de empresas.

Os benefícios do Creative InternPrize destinam-se a um vasto espetro de perfis de estudantes, incluindo

- estudantes dotados que desejem explorar as possibilidades de carreira no sector criativo;

- estudantes frequentemente rotulados como tendo dificuldades de aprendizagem devido à sua aptidão para a prática, por oposição à educação formal

- estudantes com uma veia criativa particular, eventualmente acompanhada de um sentido de empreendedorismo;

- estudantes de todos os géneros e de todos os contextos geográficos, culturais, religiosos, económicos e sociais, uma vez que o InternPrize funciona através de projetos que geram posições e vagas e, por conseguinte, dão mérito às competências e aptidões.

Os parceiros estudarão as possibilidades de implementar a metodologia de pôr os estudantes em contacto com as empresas através da experiência de trabalho baseada em projetos nas indústrias criativas em projetos de mobilidade. Os parceiros explorarão igualmente a possibilidade de transferir a experiência do InternPrize para outros sectores fora das indústrias criativas.

A parceria baseia-se num historial de experiência e está orientada para a criação de redes e para a sustentabilidade para além do período de duração do projeto. Está orientada para a participação ativa e a contribuição proativa para uma maior competitividade nas indústrias criativas e para o combate ao abandono escolar precoce e ao desemprego dos jovens, que estão no centro das estratégias da União Europeia.


Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos:

Imagem da linha de investigação correspondente
Imagem da linha de investigação correspondente
Fotografia investigador

Rui Bertuzi

Fotografia investigador

Paulino Silva

Fotografia investigador

Anabela Mesquita

O projeto partilha um pacote de formação completo relativo à criação e gestão do seu negócio.


Para aceder livremente ao conteúdo, por favor visite: http://internprize.eu/Creative_InternPrize_Training

Anterior
Próximo
bottom of page