Acelerar a preparação Digital da academia para o ensino aumentado em linha e misto
Nome do projeto: ACADIGIA - Acelerar a preparação Digital da academia para o ensino aumentado em linha e misto
Número do Projeto: 2020-1-PT01-KA226-HE-095042
Coordenador do Projeto: Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
Tipo de Projeto: Parcerias Erasmus+ KA 226 para a preparação da educação digital
Duração do Projeto: 1 de março de 2021 a 31 de agosto de 2023
Parceiros:
Universidad Politecnica de Madrid (Espanha)
Universita Politecnica delle Marche (Itália)
NTUA (Grécia)
Inova+ (Portugal)
Universitatea Politehnica Timisoara (Roménia)
Trinity College Dublin (Irlanda)
Propósito e objetivos:
O projeto ACADIGIA é uma iniciativa de 24 meses a ser implementada em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Roménia e Irlanda, com o objetivo de acelerar a preparação digital das instituições de ensino superior politécnico para a adoção sustentável de abordagens mais online e mistas na educação.
Objetivo geral:
O projeto ACADIGIA foi concebido no interesse conjunto das instituições envolvidas para desenvolver um modelo de aceleração que permita aos institutos politécnicos adoptarem a transformação digital da educação e baseia-se principalmente na primeira prioridade estratégica do PLANO DE ACÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DIGITAL - promover o desenvolvimento de um ecossistema de educação digital de elevado desempenho.
Objetivos específicos:
Foi concebido para fornecer soluções para os problemas globais que foram destacados numa análise das necessidades específicas que foi realizada nos institutos politécnicos parceiros e resume o seguinte
- O ensino à distância implementado devido ao C19 mostrou que as aulas presenciais eram transportadas para aulas virtuais, com ferramentas de videoconferência, sem utilizar metodologias de e-learning.
- Os professores começaram a utilizar LMS (Learning Management Systems) como o Moodle ou o Blackboard para apoiar as suas aulas. No entanto, não os utilizam apenas para divulgar ou receber documentos de e para os alunos.
- As competências pedagógicas para o ensino à distância, seguidas das competências técnicas, são as principais competências identificadas como necessárias para implementar o ensino à distância e utilizar ambientes virtuais.
- Os professores relataram dificuldades em transformar os seus materiais de aulas presenciais em ensino à distância. Utilizaram os mesmos materiais e o mesmo tipo de aulas, mas sabendo que essa não é a forma mais correcta de o fazer.
- A avaliação foi a questão mais difícil de tratar no ensino à distância. A implementação da avaliação à distância é muito difícil porque existe uma falta de confiança nos sistemas em linha. Esta dificuldade mostra principalmente que os professores precisam de formação em estratégias de e-learning para poderem implementar com eficiência estratégias de avaliação em linha. Esta questão demonstra a necessidade de formação e preparação para a implementação global do ensino à distância.
De acordo com o contexto acima descrito, o projeto irá gerar uma solução viável para acelerar a preparação digital das IES politécnicas e centrar-se não só no fornecimento de ferramentas e recursos de apoio, mas também no teste de um esquema de mentoria inovador que irá gerar equipas intra-institucionais de profissionais da educação dedicados a reinventar as suas pedagogias e a implementar abordagens mais online e mistas. Isto permitirá adaptar com confiança um modelo de aceleração específico à prova de falhas e linhas políticas para as IES, a fim de tornar os métodos reproduzíveis, e acrescentar esta última peça no cenário transnacional para completar o puzzle europeu: #Quadros de funcionamento -> #Modelos de avaliação -> e agora o "Modelo de aceleração".
Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos:
Ana Paula Lopes
Manuel Salvador Araújo
Susana Silva
Coordenador: Manuel Salvador Araújo
Outros investigadores envolvidos:
Cândida Silva
José Reis
Susana Silva
Website do projeto: https://acadigia.eu/