Competências através do desporto para a empregabilidade e o emprego
Nome do Projeto: Sport4E - Competências através do desporto para a empregabilidade e o emprego
Número do Projeto: 101089835
Instituição Coordenadora: Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
Tipo de Projeto: Erasmus2027 - ERASMUS-SPORT-2022-SCP
Parceiros:
Technische Universität München (Alemanha)
CEIPES (Itália)
Budapest Association for International Sports (Hungria)
Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (Portugal)
Tempo Finito SLL (Espanha)
Duração do Projeto: 2022 até 30 de junho de 2025
Resumo do Projeto:
Sport4E nasce graças à cooperação entre diferentes parceiros de muitos países europeus, que trabalham local e internacionalmente no domínio da educação, da empregabilidade, do empreendedorismo e do desporto.
Objetivo geral:
O projeto Sport4E propõe-se promover a educação e o desenvolvimento de competências no, e através, do desporto, implementando actividades especificamente centradas na criação de recursos educativos abertos e úteis, atractivos e imediatos, destinados ao desenvolvimento e implementação de competências soft e transversais que, a partir do desporto, podem ser aplicadas ao trabalho.
Objectivos específicos:
O projeto visa utilizar as aptidões e competências adquiridas por treinadores e instrutores desportivos para formar jovens atletas e desempregados no desenvolvimento de um conjunto de competências profissionais úteis, hard e soft, para os integrar no mercado de trabalho e promover o empreendedorismo entre os jovens. Desta forma, será possível gerar trabalho através do desporto.
Os principais grupos-alvo do projeto Sport4E são:
Treinadores e instrutores desportivos
Jovens e jovens atletas que podem ser apoiados pelo desporto na integração no mercado de trabalho e/ou no desenvolvimento de percursos empresariais
O projeto Sport4e segue o "Plano de Trabalho da União Europeia para o Desporto 2021 - 2024", no qual uma das áreas prioritárias é a dimensão socioeconómica e ambiental do desporto.
LIVROS:
Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos: