Reforçar competências do pessoal das UAS para uma investigação financiada pela UE mais bem sucedida
Nome do Projeto: ENCARE - Reforçar competências do pessoal das UAS para uma investigação financiada pela UE mais bem sucedida
Número do Projeto: 2023-1-DE01-KA220-HED-000153936
Instituição Coordenadora: Hochschule für Angewandte Wissenschaften Hamburg (Alemanha)
Tipo de Projeto: Erasmus+ KA2 - Cooperation partnerships in higher education
Duração do Projeto: 1 de novembro de 2023 até 31 de outubro de 2026
Parceiros:
Turun Ammattikorkeakoulu Oy (Finlândia)
Stichting Hogeschool Utrecht (Países Baixos)
Universitat Politecnica de Valencia (Espanha)
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
University of Western Scotland (Escócia, Reino Unido)
Propósito e Objetivos:
Embora a investigação esteja cada vez mais dependente do financiamento baseado em projetos, os investigadores ou o pessoal de apoio não estão necessariamente qualificados para redigir propostas. O projeto ENCARE visa aumentar a capacidade do pessoal dos gabinetes de investigação e dos investigadores das Universidades de Ciências Aplicadas (UAS) para desenvolver, redigir e gerir com êxito projectos financiados pela UE. Tal permitirá melhorar o acesso ao financiamento, aumentar a cooperação interinstitucional a nível da UE, bem como a qualidade global da investigação aplicada.
Para atingir o seu objetivo, o ENCARE trabalhará no desenvolvimento e pilotagem de formações especializadas e de materiais relevantes para apoiar o reforço das capacidades do pessoal e dos investigadores dos SAU, com uma incidência específica nas formas de trabalho digitais, mas também nas capacidades de formação por arrastamento (formação de formadores). Por conseguinte, o ENCARE continuará a ministrar formações híbridas a vários grupos-alvo dentro e fora da parceria do projeto. Os parceiros assegurarão igualmente a divulgação e a transferência das suas actividades.
O projeto visa a realização de duas vertentes específicas de formação e materiais, uma destinada ao pessoal dos gabinetes de investigação para aumentar a sua própria capacidade e formar outros. A segunda vertente centrar-se-á nos investigadores. Ambas as vertentes terão em conta a digitalização e as formas híbridas de trabalho. Os resultados consistirão em materiais de formação e projectos. Além disso, o ENCARE apresentará as melhores práticas sobre a integração de projectos financiados pela UE nos currículos (abordagens de aprendizagem baseadas em projectos).
Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos: