top of page

Creative InternPrize

Project oriented apprenticeships and internships in the creative industries

Aprendizagens e estágios orientados para projetos nas indústrias criativas

Nome do Projeto: Creative InternPrize


Número do Projeto: 2016-1-TR01-KA202-033888


Project Coordinator: Akdeniz University (Turquia)


Tipo de Projeto: ERASMUS+ (Strategic Partnerships for Vocational and Educational Training – Cooperation for innovation and the exchange of good practices – Development of Innovation)


Duração do Projeto: 1 de setembro de 2016 até 31 de agosto de 2018 (24 meses)


Parceiros:

Akdeniz University (Antalya, Turquia)

VisMedNet Association (Saint Paul's Bay, Malta)

Associazione ValIda (Rome, Itália)

Stucom SA (Barcelona, Espanha)

NTNU – Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universiter (Norway) Kalipedos r. Priekules Ievos Simonaitytes gimnazija (Pirekule', Lituânia) Dungannon Enterprise Centre (Dungannon, Irlanda)

Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

European Institute for Local Development (Thessaloniki, Grécia)

Dideas, S.L. (Castellón, Espanha)

UNINETTUNO (Rome, Itália)


Prioridades:

VET: Promover formação prática em todas as suas formas, com especial enfoque em formação com tipologia de estágio

HORIZONTAL: Melhorar o aproveitamento de competências básicas e transversais relevantes e de alto nível, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida

HORIZONTAL: Educação, formação e emprego jovem aberto e inovador, enquadrado na era digital


Resumo do Projeto:

A Creative InternPrize é uma parceria entre 11 instituições de educação e formação que se uniram para implementar um conceito baseado em aprendizagens e estágios orientados para projetos nas industrias criativas.


A Creative InternPrize cria oportunidades para iniciação de carreira nas industrias criativas, para estudantes das IES, através da experiência de aprendizagem baseada em estágio dentro do ambiente escolar. O trabalho de projeto é criado pela escola em parceria com a industria local e os principais intervenientes em cultura, media, trabalho social, juventude, entre outros. Desta forma os estudantes são colocados em contacto com o mercado de trabalho.


O trabalho de projeto será apoiado pela utilização de uma plataforma digital virtual, criada pelos parceiros, que possa ser um local de trabalho e cooperação comum para estudantes sob o acompanhamento e orientação dos professores e da industria local que beneficia do trabalho dos estudantes. Esta cooperação permitirá, assim, não só aproximar as IES das empresas como também trazer as empresas para o espaço escolar. A plataforma estará disponível online para que os estudantes possam trabalhar remotamente, de acordo com o seu próprio horário, sozinhos ou em grupo, proporcionando-lhes sentido de responsabilidade, cooperação, autonomia e sentido de empreendedorismo.


Professores e estudantes irão trabalhar num ambiente de start-up durante as atividades-piloto nas escolas participantes e ao cabo da duração do projeto, quando as escolas adotarão as práticas InternPrize à sua própria realidade.


Haverá duas atividades de formação para professores, em Espanha e na Grécia, sobre a temática da start-up e da metodologia InternPrize, utilização de ferramentas e espaço virtual. Os parceiros criarão conteúdo de formação para professores das IES, sobre a temática da start-up, o qual incluirá recursos e materiais, manual e guia de utilizador da plataforma digital virtual. Esta formação em start-up estará também disponível em formato REA suportado por uma universidade telemática, mesmo que a mesma esteja fora da parceria, e para além da duração do projeto.


Para complementar os recursos de formação criados, os parceiros criarão uma galeria de vídeo com narrativas das experiências InternPrize na escola onde estudantes, professores e empreendedores partilharam experiências e histórias. Farão assim parte de um exercício de propriedade abrangente sendo que beneficiários futuros, professores e estudantes, poderão aprender com a experiência real do InternPrize. Esta será também uma mais-valia para o curriculum dos estudantes que partilham a sua experiência em start-up.


Os benefícios do Creative InternPrize serão para um espectro alargado de perfis de estudantes, incluindo:

- estudantes dotados que desejem explorar possibilidades de carreira na industria criativa,

- estudantes frequentemente rotulados como detentores de dificuldades de aprendizagem com base na aptidão para a prática por oposição à educação formal,

- estudantes com criatividade particularmente exacerbada possivelmente acompanhada de sentido de empreendedorismo e

- estudantes de qualquer género ou origem geográfica, cultural, religiosa, económica ou social dado que o InternPrize desenvolve o seu trabalho através de projetos que criam funções e vagas, dando assim mérito a competências e aptidões.


Os parceiros trabalharão as possibilidades de implementação da metodologia de colocar os estudantes em contacto com as empresas através de experiência de trabalho baseado em projetos nas industrias criativas em projetos de mobilidade. Explorarão também a possibilidade de transferência da experiência InternPrize a outros setores fora das industrias criativas.


A parceria é baseada no histórico de experiência e fundamentada em networking e sustentabilidade para lá da duração do projeto. É orientada para a participação ativa e contribuição pró-ativa com o objetivo de melhorar a competitividade das industrias criativas, combater o abandono escolar precoce e desemprego jovem, que são de resto prioridades da estratégia da União Europeia.


O projeto partilha um pacote de formação completo relacionado com a criação e gestão do seu negócio. Para aceder gratuitamente ao conteúdo, por favor visite: http://internprize.eu/Creative_InternPrize_Training.


Coordenação do projeto no ISCAP / Investigadores envolvidos:

Name of the Project: Creative InternPrize


Project Number: 2016-1-TR01-KA202-033888


Project Coordinator: Akdeniz University (Turkey)


Type of Project: ERASMUS+ (Strategic Partnerships for Vocational and Educational Training – Cooperation for innovation and the exchange of good practices – Development of Innovation)


Project Lifetime: 1st of September 2016 until 31st of August 2018 (24 months)


Partners:

Akdeniz University (Antalya, Turkey)

VisMedNet Association (Saint Paul's Bay, Malta)

Associazione ValIda (Rome, Italy)

Stucom SA (Barcelona, Spain)

NTNU – Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universiter (Norway) Kalipedos r. Priekules Ievos Simonaitytes gimnazija (Pirekule', Lithuania) Dungannon Enterprise Centre (Dungannon, Ireland)

Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

European Institute for Local Development (Thessaloniki, Greece)

Dideas, S.L. (Castellón, Spain)

UNINETTUNO (Rome, Italy)


Priorities:

VET: Promoting work-based learning in all its forms, with special attention to apprenticeship-type training

HORIZONTAL: Improve achievement in relevant and high-level basic and transversal competences in a lifelong learning perspective

HORIZONTAL: Open and innovative education, training and youth work, embedded in the digital era


Project Summary:

Creative InternPrize is a partnership between 11 working in education and training who have come together to implement a concept based on project oriented apprenticeships and internships in the creative industries.


Creative InternPrize generates opportunities for start-up in careers in the creative industries for students in VET through work based learning apprenticeship experience within the school environment. Such project work is generated by the school in partnership with local industry and players in culture, media, social work, youth and other fields and in this way it places students in contact with the labour market.


The project work will be supported by the use of a virtual digital platform that the partners will create so that it may become a common working place and cooperation between students under the instruction and mentorship of teachers and the local industry that benefits from the work of the students. This cooperation will therefore not only bring VET schools closer to enterprise but also brings enterprise into the school space. The platform will be available online so that students can work from home, in their own time, alone or together with others instilling in them a sense of responsibility, cooperation, autonomy and a sense of enterprise.


Teachers and students will work in a start-up environment during pilot activities in the participating schools and then after the end of the project lifetime when schools adopt InternPrize practice for themselves.


There will be two training activities for teachers in Spain and in Greece on the subject of start-up and on the InternPrize methodology, use of tools and virtual workspace. The partners will create training content for teachers in VET on the subject of start-up and this will include resources and materials, manual and user guide of the virtual digital platform. This training on start-up will also be available as an OERs supported by a telematic university even outside the partnership and beyond the project lifetime.


To supplement the training resources the partners will create a video gallery of narratives of the InternPrize experiences in the school in which teachers, students and entrepreneurs share the experience and anecdotes. They will in this manner be taking part in a wide ownership exercise and future beneficiary teachers and students may learn from real life experience of InternPrize. This will be also an asset on the curriculum of the students sharing their experience in start-up.


The benefits of Creative InternPrize will be for a wide spectrum of student profiles including :

- gifted students who wish to explore career possibilities in the creative industry,

- students often labelled as having learning challenges due to their aptitude for the practical as opposed to formal education,

- students who have a particular creative streak possibly accompanied by a sense of entrepreneurship and

- students from any gender and geographical, cultural, religious, economic, social background given that InternPrize works through projects generating positions and vacancies and therefore giving merit to skills and aptitudes.


They will look into possibilities of implementing the methodology of bringing students in contact with enterprise through project based work experience in the creative industries in mobility projects. The partners will also explore possibilities of the transfer of the InternPrize experience to other sectors outside the creative industries.


The partnership is one based on track record of experience and geared on networking and sustainability beyond the project lifetime. It is oriented towards taking an active part and making a proactive contribution towards further competitiveness in the creative industries, combating of early school leaving and youth unemployment that are at the heart of the strategies of the European Union.


The project shares a complete training pack regarding the creation and management of your business. To freely access the content, please visit: http://internprize.eu/Creative_InternPrize_Training.


Coordination of the project in ISCAP / Researchers involved:



Imagem da linha de investigação correspondente
Imagem da linha de investigação correspondente
Fotografia investigador

Anabela Mesquita

Fotografia investigador

Paulino Silva

Fotografia investigador

Rui Bertuzi

bottom of page