O CEOS.PP INTEGRA A PRIMEIRA REDE IBEROAMERICANA DE INVESTIGAÇÃO EM BLOCKCHAIN E CIBERSEGURANÇA

Um projeto promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Córdoba, Argentina, através do Córdoba Blockchain HUB e da Faculdade Regional de Córdoba da UTN, foi selecionado e terá financiamento do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED).

A iniciativa está relacionada com a formação da primeira Rede Ibero-Americana de Blockchain e Cibersegurança (RIBCI) que será coordenada pelo Laboratório de Tecnologias de Blockchain e Criptomoeda CIDS (CIDS Blockchain Lab) da Faculdade Regional da Universidade Tecnológica Nacional de Córdoba e composta por 13 grupos de pesquisa e 4 instituições de oito países ibero-americanos.

As atividades da Rede incluem estudos e pesquisas comparativas na Ibero-América do quadro técnico-legal das tecnologias Blockchain e Cibersegurança, formação de novos talentos, vinculação universidade-governo-empresa, modelação de contratos inteligentes, estudos de caso de uso de rastreabilidade e cenários criminais virtuais, e até ferramentas e técnicas forenses aplicáveis ​​à extração e análise de evidências com base nas tecnologias Blockchain.

Estas atividades visam contribuir para a industrialização inclusiva e sustentável, promovendo a inovação através da aplicação de tecnologias de Blockchain e de Cibersegurança, dentro de marcos regulatórios sólidos e equitativos, para o fortalecimento do capital humano e a transferência para setores produtivos estratégicos e governamentais nos países Ibero-americanos.

O Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), centro de investigação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), é um dos membros fundadores da RIBCI. O projeto é coordenado pelo Eng. Oscar Medina da UTN - Faculdade Regional de Córdoba e será integrado por: Argentina: Associação de Frigoríficos e Industriais de Carnes, Câmara Argentina do Amendoim, Universidade de Defesa Nacional UNDEF, Universidade Católica de Córdoba e a Universidade Católica de Salta; Portugal: Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e Associação dos Jovens Agricultores de Portugal; Panamá: Universidade Tecnológica do Panamá; Colômbia: Universidade Livre, Seção Cali; Espanha: Universidade de Vigo; Chile: Instituto de Estudos Internacionais, Universidade do Chile; El Salvador: Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas; e Uruguai: Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas REDCLARA.

A Rede funcionará durante o primeiro ano com um orçamento de 15.000 euros e o seu financiamento será renovado automaticamente pelos próximos 4 anos.

Este apoio do programa Ibero-Americano para a promoção da C&T na Ibero-América reflete o enorme interesse que a comunidade científica da região tem demonstrado pelo potencial de conhecimento no campo do Blockchain existente na província de Córdoba desde a criação do CÓRDOBA BLOCKCHAIN ​​​​HUB e o ecossistema de empresas que fornecem soluções tecnológicas neste domínio.

Atividades do projeto durante o período de duração total:

● Formação da primeira rede de investigação desse tipo

● Investigação e publicação de artigos

● Estudos comparativos

● Estudos de caso

● Cursos de formação de recursos humanos

● Organização de oficinas de sensibilização e articulação entre os setores académico, público e produtivo