top of page

Investigadoras do CEOS.PP reforçam cooperação internacional através do Projeto INSEAI

Anabela Mesquita e Sandrina Teixeira, docentes no ISCAP e investigadoras do CEOS.PP, realizaram um secondment na Universidade da A Corunha (Espanha), no âmbito do projeto europeu INSEAI (HORIZON Marie Skłodowska-Curie Staff Exchange, GA 101182756). O principal objetivo foi consolidar a colaboração entre as equipas e aprofundar a compreensão das metodologias de estudo da informalidade, em particular quando associada à digitalização e género.


ree

De 20 de de agosto a 20 de setembro, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura recente na base de dados Web of Knowledge e SCOPUS e SCOPUS AI, centrada em “informality”, “digital*” e “gender”, restringida aos últimos cinco anos. Os artigos selecionados foram analisados com base no modelo “Research Onion” de Saunders, permitindo mapear as práticas metodológicas, avaliar abordagens comparativas e interdisciplinares e propor uma agenda de investigação para os próximos cinco anos. Este trabalho integra-se no Observatório que está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto INSEAI, que conta com o apoio do CEOS.PP, reforçando a capacidade de investigação comparativa do consórcio.


O secondment teve um forte impacto na cooperação institucional. Para além da apresentação informal dos resultados preliminares, as duas instituições pretendem alargar o grupo de investigadores dados os excelentes resultados  obtidos - processo que se encontra em curso. Esta decisão permitirá aprofundar o estudo de um nicho ainda pouco explorado e reforçar a colaboração e a troca de conhecimento na rede INSEAI.


Para as próximas etapas, está prevista a organização conjunta de um workshop no âmbito do projeto, bem como a preparação de publicações científicas e propostas de formação metodológica para jovens investigadores. Estas iniciativas visam aumentar o impacto do INSEAI junto da comunidade académica e dos decisores, na Europa e na América Latina.

 
 
 

Comentários


bottom of page