sexta, 16/12

Evento online

XVI Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

XVI Encontro subordinado ao tema "Acessibilidade e segurança para o sucesso das organizações", via zoom.

XVI Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

16/12/2022, 09:00

Evento online

Saber Mais

A Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) e, no âmbito do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) promove, no dia 16 de dezembro de 2022, o seu XVI Encontro subordinado ao tema "Acessibilidade e segurança para o sucesso das organizações", via zoom.

Os profissionais da informação há muito que defendem o acesso à informação. Exemplos disso são o “Código de Ética” do Conselho Internacional de Arquivos de 1999, o “Código de Ética” publicado pela APBAD em 1999 e o “Código de Ética da IFLA para Bibliotecários e outros profissionais da informação” atualizado pela IFLA em 2012 que incluem esse princípio, já presente em documentos tão basilares como a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 no seu artigo 19º. Os serviços de informação de hoje relacionam-se intrinsecamente com o acesso ao conteúdo, à conectividade e à formação/educação. Não obstante, a facilidade do acesso deve ser acompanhada pela acessibilidade, compreendida como uma mescla de considerações éticas e de design que garantam o uso universal dos recursos.

Simultaneamente, os serviços de informação devem garantir a segurança dos dados que recolhem. Efetivamente a segurança da informação é também um elemento central da atuação dos profissionais da informação e passa pelo respeito dos princípios da confidencialidade, integridade e disponibilidade. Os profissionais da informação, no decurso da sua atividade profissional adotam, assim, uma postura de mediação e promoção do acesso à informação, respeitando o espírito da lei no que concerne à confidencialidade de dados sensíveis ou pessoais. No entanto, no atual contexto, dificuldades acrescidas no que concerne à segurança em ambientes digitais vão surgindo e os serviços de informação, enquanto fornecedores e mediadores de serviços e produtos informacionais, devem promover o acesso equitativo a todos os seus potenciais utilizadores e em simultâneo, garantir a segurança da informação que salvaguardam.

Este XVI Encontro de CTDI pretende ser, à semelhança dos eventos anteriores, um fórum de troca de ideias e discussão entre académicos, profissionais e estudantes, sensibilizando os participantes para a importância da adoção de boas práticas sobre acessibilidade e segurança, o que contribui seguramente para o sucesso organizacional.

O evento irá decorrer via zoom, e pretende proporcionar um espaço de partilha e divulgação de investigação desenvolvida nesta área temática, assim sendo solicito a inscrição no referido Encontro e são igualmente convidados a submeterem comunicações/poster, ver por favor as datas respetivas no site.

Será uma honra contar com a sua colaboração.