TENSÕES E TRANSFORMAÇÕES NAS HUMANIDADES: PERSPETIVAS CRÍTICAS SOBRE A CULTURA ALGORÍTMICA
terça, 20/05
|Sala 120 do ISCAP
O ISCAP promove, no dia 20 de maio, um seminário que convida à reflexão crítica sobre o impacto da cultura algorítmica nas humanidades, com Rui Torres, especialista em literatura eletrónica e media digitais.


Data & Localização
20/05/2025, 18:30 – 22:30
Sala 120 do ISCAP
Sobre o Evento
No dia 20 de maio de 2025, pelas 18h30, na Sala 120 do ISCAP, realiza-se o seminário “Tensões e Transformações nas Humanidades: Perspetivas Críticas sobre a Cultura Algorítmica”, no âmbito da linha de investigação em Humanidades Digitais.
O orador convidado é Rui Torres, professor de Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa, com um percurso académico e profissional marcado pela interdisciplinaridade, envolvendo ciências da comunicação, línguas e literaturas românicas, semiótica e media digitais. A sua investigação e prática criativa centram-se nas formas como estas áreas se cruzam e se transformam através dos meios digitais.
Rui Torres tem sido professor convidado em várias universidades, em Portugal e no estrangeiro, e é membro integrado do grupo de I&D Cultura, Mediação e Artes do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. Colabora ainda com o grupo Mediação Digital e Materialidades da Literatura do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.
Integra o Board of Directors da Electronic Literature Organization (ELO), coordena a coleção Cibertextualidades (FFP) e é coeditor da Electronic Literature Series da Bloomsbury. Lidera o projeto Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (www.po-ex.net) e publica regularmente os seus trabalhos e obras de literatura eletrónica em telepoesis.net.
Este seminário propõe uma reflexão crítica sobre as implicações da cultura algorítmica nas humanidades, com enfoque nos desafios e transformações contemporâneos impulsionados pela digitalização e pela inteligência artificial.
A participação é livre. Marca presença!