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Ribeiro, A.; Antunes I.; Freitas Santos, J. & Silva, P. (2022). Marketing Intelligence and Research. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 163-177). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0019ch

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Marketing Intelligence and Research

Anabela Ribeiro Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Isabel Antunes Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

J. Freitas Santos Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Pedro Silva Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Keywords:

Palavras-chave:

Marketing Intelligence, research, sistema de marketing intelligence, processo de tomada de decisões

Source Title Tópicos de Marketing Digital

Date 2022


Abstract

Num ambiente cada vez mais concorrencial, as organizações precisam de conhecer o perfil dos seus clientes e estar atentas às mudanças do meio envolvente e ao comportamento dos concorrentes, consumidores e clientes. Para isso, precisam de obter dados através de várias fontes de informação que, depois de tratados de forma sistemática, geram conhecimento sobre o mercado. O desenvolvimento de um Sistema de Marketing Intelligence (SMI) permite recolher, organizar, armazenar, processar dados e distribuir informações pertinentes e atempadas aos gestores e equipa de vendas da empresa. Na maior parte das situações as empresas dispõem de programas de gestão comercial (Customer Relationship Management – CRM, por exemplo) que os ajudam na gestão da informação dos clientes da empresa. No entanto, este capítulo vai mais lá disso, pois contempla a conceção de um sistema que, para além da gestão da informação da empresa e dos seus clientes, engloba a análise de informação sobre o meio envolvente, a concorrência e os consumidores. Para isso, são explicadas as principais técnicas de pesquisa que viabilizam a obtenção de informação sistemática e/ ou pontual para ajudar no processo de tomada de decisões de nível estratégico e tático. O capítulo começa com a descrição dos elementos que compõem um SMI de uma empresa fornecendo o conceito e analisando detalhadamente os componentes desse sistema (meio envolvente, empresa, clientes, concorrentes e consumidor). Na secção dois são apresentadas as principais técnicas de pesquisa (estudos documentais, qualitativos e quantitativos), seguindo-se, na secção seguinte, o cruzamento entre os elementos do SMI com as técnicas de pesquisa. O capítulo encerra com o esboço de um SMI.


Citation

Ribeiro, A.; Antunes I.; Freitas Santos, J. & Silva, P. (2022). Marketing Intelligence and Research. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 163-177). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0019ch

Marketing Intelligence and Research
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Título de Origem Tópicos de Marketing Digital

Data 2022


Resumo

Num ambiente cada vez mais concorrencial, as organizações precisam de conhecer o perfil dos seus clientes e estar atentas às mudanças do meio envolvente e ao comportamento dos concorrentes, consumidores e clientes. Para isso, precisam de obter dados através de várias fontes de informação que, depois de tratados de forma sistemática, geram conhecimento sobre o mercado. O desenvolvimento de um Sistema de Marketing Intelligence (SMI) permite recolher, organizar, armazenar, processar dados e distribuir informações pertinentes e atempadas aos gestores e equipa de vendas da empresa. Na maior parte das situações as empresas dispõem de programas de gestão comercial (Customer Relationship Management – CRM, por exemplo) que os ajudam na gestão da informação dos clientes da empresa. No entanto, este capítulo vai mais lá disso, pois contempla a conceção de um sistema que, para além da gestão da informação da empresa e dos seus clientes, engloba a análise de informação sobre o meio envolvente, a concorrência e os consumidores. Para isso, são explicadas as principais técnicas de pesquisa que viabilizam a obtenção de informação sistemática e/ ou pontual para ajudar no processo de tomada de decisões de nível estratégico e tático. O capítulo começa com a descrição dos elementos que compõem um SMI de uma empresa fornecendo o conceito e analisando detalhadamente os componentes desse sistema (meio envolvente, empresa, clientes, concorrentes e consumidor). Na secção dois são apresentadas as principais técnicas de pesquisa (estudos documentais, qualitativos e quantitativos), seguindo-se, na secção seguinte, o cruzamento entre os elementos do SMI com as técnicas de pesquisa. O capítulo encerra com o esboço de um SMI.


Citação

Ribeiro, A.; Antunes I.; Freitas Santos, J. & Silva, P. (2022). Marketing Intelligence and Research. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 163-177). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0019ch

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REFERENCES

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Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan. I. (2016). Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital Hardcover (1st Ed.). Wiley.


Malhotra, N. K. (2010). Marketing research: an applied orientation. Sixth Edition. Prentice Hall, New Jersey.

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