top of page

Book Chapter

Capítulo

Lima Pinto, A. (2022). Inbound Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 205-223). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0021ch

Imagem da linha de investigação correspondente

Inbound Marketing

Ana Pinto de Lima Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Keywords:

Palavras-chave:

Inbound marketing, inbound marketing techniques, marketing strategies

Inbound marketing, técnicas de inbound marketing, estratégias de marketing

Source Title Tópicos de Marketing Digital

Date 2022


Abstract

A realidade das organizações em termos de comunicação com o mercado, conquista de clientes, manutenção de clientes e os próprios mecanismos de vendas está em constante mudança e adaptação. As ferramentas digitais, que hoje permitem que as empresas interajam com o mercado de forma dinâmica e rápida, elevam as empresas para níveis de competitividade nunca antes imaginados. Deste modo, é importante que as empresas sejam capazes de se munir de conhecimento, técnicas e ferramentas capazes de melhor preparar as empresas para essa nova realidade. O conceito de Inbound Marketing é relevante e singular, aportando um conjunto de ferramentas e metodologia que interessa perceber; contudo, é um conceito que ganha maior dimensão quando conjugado com o marketing de conteúdos, numa abordagem holística de marketing digital.


Citation

Lima Pinto, A. (2022). Inbound Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 205-223). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0021ch

Inbound Marketing
.pdf
Download PDF • 9.32MB

Título de Origem Tópicos de Marketing Digital

Data 2022


Resumo

A realidade das organizações em termos de comunicação com o mercado, conquista de clientes, manutenção de clientes e os próprios mecanismos de vendas está em constante mudança e adaptação. As ferramentas digitais, que hoje permitem que as empresas interajam com o mercado de forma dinâmica e rápida, elevam as empresas para níveis de competitividade nunca antes imaginados. Deste modo, é importante que as empresas sejam capazes de se munir de conhecimento, técnicas e ferramentas capazes de melhor preparar as empresas para essa nova realidade. O conceito de Inbound Marketing é relevante e singular, aportando um conjunto de ferramentas e metodologia que interessa perceber; contudo, é um conceito que ganha maior dimensão quando conjugado com o marketing de conteúdos, numa abordagem holística de marketing digital.


Citação

Lima Pinto, A. (2022). Inbound Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 205-223). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0021ch

Inbound Marketing
.pdf
Download PDF • 9.32MB

REFERENCES

Assad, Nancy (2016). Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. Ed. São Paulo: Altas.


Berthon, P. R., Pitt, L. F., Plangger, K., & Shapiro, D. (2012). Marketing meets Web 2.0, social media, and creative consumers: Implications for international marketing strategy. Business Horizons, 55(3), 261—271.


Bob V., (2019). New Study: Data Reveals 67% of Consumers are Influenced by Online Reviews. Disponível em: www.millenniumlocalmarketing.com/a-new-study-shows-that-67-of-consumers-are-influenced-by-online-reviews/


Brafton, (2012). 89 percent of consumers use search engines for purchase decisions. Disponível em: www.brafton.com/news/89-percent-of-consumers-use-search-engines-for-purchase-decisions/


Bughin, J., (2015). Brand success in an era of Digital Darwinism. McKinsey Quarterly, February, Disponível em: www.mckinsey.com/insights/high_tech_telecoms_internet/brand_success_in_an_era_of_digital_darwinism


Cannon, J., (2000), Make Your Website Work For You. McGraw Hill Professional.


Charlton, G., (2015). Ecommerce consumer reviews: why you need them and how to use them in Econsultancy. Disponível em: www.econsultancy.com/blogue/9366-ecommerce-consumer-reviews-why-you-need-them-and-howto-use-them


Content Marketing Institute, (2015). What is Content Marketing?. Disponível em: www. contentmarketinginstitute.com/what-is-content-marketing.


Drell L. (2011), Inbound Marketing vs. Outbound Marketing, Disponível em: http://mashable.com/2011/10/30/inbound-outbound-marketing/


Endeavor (2018). Marketing Digital para empreendedores. Disponível em: endeavor.org.br/marketing/novo-ebook-gratuito-marketing-digital-para-empreendedores


Eridon, C., (2011) Confessions of a Content Marketer. Disponível em: www. blogue.hubspot.com/blogue/tabid/6307/bid/28681/Confessions-of-aContentMarketer.aspx


Flanagan, K., 2015. The Essential Guide to Creating a Successful Content Marketing Strategy. Disponível em: www.blogue.hubspot.com/marketing/content-marketing-blueprint-ht


Halligan, B. and Shah, D., (2014). Inbound marketing – Attract, Engage and delight customers online. USA Wiley.


Jarvinen, J., Lipiainen, H., (2015). Harnessing marketing automation for B2B content marketing. Industrial Marketing Management, 54, 164–175.


Kotler, P., Keller, K.L., Goodman, M., Hansen, T., 2012. Marketing Management – 2th European Edition, England: Pearson Education – Prentice Hall.


LINDON, Denis et al. (2004). Mercator XXI: teoria e prática do Marketing. 10ª Edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.


MatchCraft. (2018). Advantages and Disadvantages of Inbound Marketing. Disponível em: www.matchcraft.com/advantages-disadvantages-inbound-marketing/


Opreana, A., & Vinerean, S. (2015). A new development in online marketing: Introducing digital inbound marketing. Expert Journal of Marketing, 3(1), 29–34.


Okazaki S., 2006. Excítement or sophistication? A preliminary exploration of online brand personality. International Marketing Review, 23(3), pp.279–303.


Parasuraman A., Zeithaml V.A., Malhotra A., 2005. E-S-QUAL: a multiple-ítem scale for assessing electronic service quality. Journal of Service Research, 7(3), pp.213–233.


PEÇANHA, Vitor (2018). O que é Inbound Marketing? Tudo o que você precisa saber! Disponível em: www.marketingdeconteudo.com/o-que-e-inbound-marketing/


Pulizzi, J. (2012). The rise of storytelling as the new marketing. Publishing Research Quarterly, Vol.28, pp.116–123.


Rancati E, Codignola F, Capatina A. (2015). Inbound and outbound marketing techniques: A comparison between Italian and Romanian pure players and click and mortar companies. Risk in Contemporary Economy, 2(1):232-8.


Resultados Digitais (2021). Disponível em: www.resultadosdigitais.com.br/especiais/inbound-marketing/


Rock Content (2017). Previsões de Marketing Digital em 2017. Disponível em: www.rockcontent.com/br/blogue/previsoes-de-marketing-digital-em-2017


SIQUEIRA, André (2019). Inbound Marketing. Disponível em: resultadosdigitais.com.br/blogue/andre-siqueira-rdsummit-2019


Rodolfo Benetti (2021). 2021: Guia Completo sobre Inbound Marketing. Disponível em: www.organicadigital.com/blogue/guia-completo-sobre-inbound-marketing/


Tyre, D., & Hockenberry, T. (2018). Inbound Organization: How to Build and Strengthen Your Company’s Future Using Inbound Principles. New Jersey, Canada: John Wiley & Sons.


Scott, D.M., (2005). Cashing In With Content: How Innovative Marketers Use Digital Information to Turn Browsers into Buyers. Information Today, Inc.


Smith, F.L. and Keyton, J. (2001). Organizational storytelling: metaphors for relational power and identity struggles. Management Communication Quarterly, 15, 149–182.


Steenburgh, T. J., Avery, J. J. & Dahod, N. (2009). Hubspot: Inbound Marketing and Web 2.0. HBS Case No. 509-049. Harvard Business School Marketing Unit.


STRUTZEL, Tércio (2015). Presença Digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro: Alta Books.


Tikkanen, H., Hietanen, J., Henttonen, T., Rokka, J., (2009). Exploring virtual worlds: success factors in virtual world marketing. Management Decision, Vol. 47 No. 8, pp. 1357-1381.


TORRES, Cláudio (2009). A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora.


Vaughan, P. 2015. How to Create Detailed Buyer Personas for Your Business. Disponível em: www.blogue.hubspot.com/blogue/tabid/6307/bid/33491/everything-marketersneed-to-research-create-detailed-buyer-personastemplate.aspx#sm.00019r86fl13o5eejr62plie018c6


VAZ, Conrado Adolpho (2010). Google marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec.

88x31.png

This is open access content distributed under the Creative Commons Attribution License which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

bottom of page