top of page

Book

Livro

Teixeira, S. (2013). A Importância dos catálogos para o sector do vestuário português qualidade estética e gráfica dos catálogos. Publicações CEOS.PP

Imagem da linha de investigação correspondente

A Importância dos catálogos para o sector do vestuário português. Qualidade estética e gráfica dos catálogos

Sandrina Teixeira Center for Organisational and Social Studies

Keywords:

Palavras-chave:

Communication Strategy, Qualitative Evaluation Models, Fashion Catalog, Graphic Quality, Aesthetic Quality

Estratégia de Comunicação, Modelos de Avaliação Qualitativa, Catálogo de Moda, Qualidade
Gráfica, Qualidade Estética

Date 2023


Abstract

The catalog is a communication product with a strong presence in the fashion world, it reflects the excellence of each collection and brand image. It appears that the objective criteria for evaluating the catalogs have not yet been the target of a deep and structured analysis, despite the importance they have for companies in the clothes sector. So, in this thesis we studied the elements that define the level of aesthetics, semiotics and graphic catalogs of clothing. We have analyzed national and international brand catalogs in the fashion industry, whose quality is recognized by professional designers. As a result of this study was created Matrix AQC - Matrix Quality Evaluation Catalogs Products and Matrix AQC - Matrix Quality Evaluation Catalogs Image.


Citation

Teixeira, S. (2013). A Importância dos catálogos para o sector do vestuário português qualidade estética e gráfica dos catálogos. Publicações CEOS.PP

A IMPORTÂNCIA DOS CATÁLOGOS PARA O SECTOR DO VESTUÁRIO
.pdf
Download PDF • 2.79MB

Data 2023


Resumo

O catálogo é um produto de comunicação com presença forte no mundo da moda, reflexo por excelência de cada coleção e imagem de marca. Verifica-se que os critérios objectivos de avaliação dos catálogos não foram ainda alvo de uma análise estruturada e aprofundada, apesar da importância que possuem para as empresas do sector do Vestuário. Assim, decidiu-se estudar os elementos que definem o nível de qualidade estética e gráfica dos catálogos de

vestuário. Analisaram-se catálogos de marcas portuguesas e internacionais da indústria da moda cuja qualidade é reconhecida pelos profissionais de design. Como resultado desse estudo foi criada a Matriz AQC - Matriz de Avaliação da Qualidade dos Catálogos Produto e a Matriz AQC – Matriz de avaliação da Qualidade dos Catálogos Imagem.


Citação

Teixeira, S. (2013). A Importância dos catálogos para o sector do vestuário português qualidade estética e gráfica dos catálogos. Publicações CEOS.PP

A IMPORTÂNCIA DOS CATÁLOGOS PARA O SECTOR DO VESTUÁRIO
.pdf
Download PDF • 2.79MB

REFERENCES

Almeida, J. F. & Pinto, J. M. (1995). A investigação nas ciências sociais (5th ed.). Lisboa, Editorial Presença.


Assael, H. (1995). Consumer behavior and marketing action (5th ed.). New York, Internacional Thomson Publishing.


Barry, A. M. (1992). El Portafolio creativo del publicista. México: McGraw-Hill.

Barthes, R. (1967). O sistema da moda. São Paulo: Edusp.


Bearden, W. O.; Ingram, T. N. & Laforge, R. W. (1998). Marketing: principles & perspectives (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.


Cobra, M. (2007). Marketing & moda. São Paulo: Ed. Senac.


Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (eds.) (1994). Manual de pesquisa qualitativa. Thousand Oaks, California: Sage Publication.


Diamond, J. & Diamond, E. (1999). Fa shion advertising and promotion. New York: Fairchild Publications.


Ferreira, M. M. & Carmo, H. (1998). Metodologia da investigação. Lisboa: Universidade Aberta.


Kotler, P. (2000), Marketing para o Séc.XXI. Lisboa: Edições Presença.

Martins, J. R. (2003). Grandes marcas. Grandes negócios. Como as pequenas e medias empresas devem criar e gerenciar uma marca vendedora (2nd. ed.). São Paulo: Global Brands.


Medeiros, J. B. (2002). Correspondência: técnicas de comunicação criativa (15th ed). São Paulo: Atlas.


Miles, S. (1998) Consumerism: as a way of life. London: Page Publications.


Moreira, Carlos (2007). Teorias e Práticas da Investigação. Lisboa: ISCSP.


Quivy, Raymond & Campenhoudt, LucVan (2003). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.


Rabolt, N. J. & Miller, J. K. (1997). Conceps and cases in retail and merchandising management. New York: Fairchild Publications.


Samara, T. (2008). Los elementos del diseño. Manual de estilo para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili.


Seoane, J. P. & Froufe, E. Q. (2010). Estrategias actuales de relaciones públicas en el sector textil pontus veteris vs pasarela cibeles. Recuperado de

http://congreso.us.es/congresorrpp/iiJesus%20Perez%20y%20Eva%20Quintas.pdf


Sommier, E. (2000). Mode, le monde em mouvement. Paris: Éditions Village Mondial.


Winters, A. & Goodman, S. (1984). Fashion advertising & promotion (6th ed.). New York: Fairchild.

ISBN 978-989-53631-7-9

88x31.png

This is open access content distributed under the Creative Commons Attribution License which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

bottom of page